Livro narra a História do SENAI da Paraíba

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 09 de julho de 2008

"Uma Escola e Algo Mais" é este o título do livro do Jornalista e Professor Cearense José Stênio Lopes, que retrata em 123 páginas, a sua trajetória no SENAI. O autor, explica que foi a saudade que o levou a escrever o livro. " Foi a saudade do tempo em que atuei no SENAI, e pude dar minha parcela de contribuição para o fortalecimento da Educação Profissional aqui na Paraíba e no Nordeste, que me estimulou a relembrar do passado, tão presente em minha memória", destacou o autor.

No livro, o leitor encontra informações sobre o surgimento do SENAI na Paraíba, e o impulso que a instituição deu a Educação Profissional no Estado, além da expansão dos cursos profissionalizantes para as cidades do interior, e a incansável luta de Stênio Lopes pelo fortalecimento do SENAI na Paraíba. O lançamento foi ontem, 08/07, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, e contou com a participação do presidente da FIEP, Francisco Buega e demais diretores da Federação, além de representantes do SENAI.

O livro memória tem apresentação de Buega Gadelha, que cita Stênio Lopes como "Um homem frutuoso, que deixou sua marca alicerçada no trabalho árduo dos pioneiros da aprendizagem industrial. Ele ainda fala sobre a contribuição do jornalista para a modernização da industrialização do Nordeste.

Para Buega ler "Uma Escola e Algo Mais" é buscar as raízes mais legitimas e compreender a mais bela história da América Latina e, principalmente, saber como é possível, de forma responsável criar, manter e administrar a educação profissional, a partir da iniciativa privada industrial.

Trata-se, portanto, de uma grande obra do Professor Stênio Lopes, digna de reconhecimento, uma vez que ele se propõe a compartilhar lições de sua vida e de outros pioneiros, contribuintes na construção do SENAI da Paraíba.

Informações sobre o livro pelo telefone: () 2101-5300.

Colaboração/Texto: Syusk Santos.