Mais 5 mil pessoas já visitaram Casa Ecoeficiente

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 13 de junho de 2008

Na última quarta-feira dia 11 de junho, 19 alunos da turma de alfabetização para adultos da Escola Municipal Maria Minervina, visitaram as instalações da Casa Ecoeficiente localizada no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – SENAI/CITI, no Distrito Industrial de Campina Grande.  Durante a visita os alunos conheceram e entenderam todo o processo de construção da casa, desde o desenvolvimento do material, até a utilização dos equipamentos.

A Casa Ecoeficiente inaugurada desde 2006, tem se destacado quando o assunto é visitação, mais de cinco mil pessoas já passaram pelo local e puderam conhecer a tecnologia do sistema de energias renováveis, e o sistema de coleta e reaproveitamento das águas.

O coordenador Técnico do Projeto da Casa Ecoeficiente Newmark Heiner da Cunha Carvalho, ressalta a importância da visita dos alunos na Casa Ecoeficiente. “A casa é um ambiente muito rico em informação, a partir da visita, os alunos conhecem as tecnologias utilizadas, podendo ver na prática aquilo que estudam em sala de aula, e o mais importante, aprendem que a energia renovável é um recurso totalmente viável, e possível de ser utilizada no dia-a-dia”, destacou Newmark.

Os alunos com faixa etária a partir de 50 anos, ficaram encantados com tudo que encontraram na Casa Ecoeficiente. “Achei muito importante, é uma tecnologia para o futuro da juventude, eu estava muito curioso para conhecer a casa ecológica, e ver uma casa que foi feita com material reciclado, fiquei feliz com o que vi”, afirmou o aluno Cícero Araújo Diniz, de 63 anos.

A Casa Ecoeficiente, com dependências usuais de uma residência de padrão médio, constitui-se em um ambiente tecnológico e didático para visitação, cursos, pesquisas e inovações, abrangendo tecnologias de materiais alternativos na construção civil, gestão eficiente de águas domésticas e aplicações da energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica.

Representantes da FINEP destacam importância da Casa Ecoeficiente
Recentemente a Casa Ecoeficiente, recebeu também a visita de membros da diretoria da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).  A comitiva estava participando do 5° Congresso da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica) realizado na cidade.

Os visitantes conheceram as instalações, e todo o processo de funcionamento da casa ecoeficiente, e ficaram impressionados ao ver um projeto que difundi conhecimento, qualificação, aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento de inovações tecnológicas e principalmente que propõe a melhor qualidade de vida para o cidadão.

“O projeto da Casa Ecoeficiente, é de total importância para o Brasil, o país tem que incorporar novas fontes de energia, nós temos que desmistificar essa idéia que energia renovável é algo longe de acontecer, o projeto é viável e de muita importância para o meio ambiente e para a economia”, ressalta Plínio Roberti Wermelinger Júnior, Chefe de Departamento de Institutos Tecnológicos da FINEP.

A Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.

Colaboração/Texto/Fotos: Tássita Araújo.