Marinês será homenageada pelo SESI no Troféu Gonzagão 2011

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 24 de maio de 2011

É com uma noite de forró, no ritmo da sanfona, da zabumba e do triângulo que a cada ano, o SESI da Paraíba resgata a cultura regional, reunindo numa noite festiva dezenas de cantores, compositores e artistas que tem algo em comum, a paixão pela música.

O troféu Gonzagão faz parte da programação do Dia da Indústria e acontece dentro do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba, uma iniciativa do SESI que tem forte atuação no fomento e difusão dos valores tradicionais da cultura regional.

Este ano o Troféu Gonzagão vai homenagear Marinês, a Rainha do Xaxado. O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 25 de maio, a partir das 20h, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha, na FIEP, em Campina Grande.

Artistas como, Antonio Barros e Ceceu, Dominguinhos, Pinto do Acordeon, Flávio José, Santana, Genival Lacerda, Elba Ramalho, Biliu de Campina entre tantos irão homenagear a “Rainha do Xaxado”, numa noite de festa, onde serão homenageados também compositores, humoristas, cantores e músicos.

“Esse ano minha mãe está sendo homenageada no Troféu Gonzagão, e eu digo sem modéstia que esta homenagem é justa porque ela deu a vida por Campina Grande, foi o local que ela escolheu para viver, o local que ela escolheu para repousar, além dela ser a rainha do Xaxado foi também a mãe da música nordestina, e hoje é referência no Brasil, tendo diversos cantores se inspirado no seu trabalho criando um envolvimento direto com a Obra de Marinês”, ressaltou Marcos Farias, cantor e filho da homenageada.

Hoje, Campina Grande é conhecida como a cidade do Maior São João do Mundo, mas também é reconhecida em todo o Brasil pelo Troféu Gonzagão, que é o maior encontro da música nordestina, é uma confraternização dos artistas que valorizam a cultura regional, disse Marcos Farias.

Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba

Além do Troféu Gonzagão, o projeto do SESI oferece para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, oficinas musicais de pandeiro, acordeon, zabumba e triângulo, oficinas de danças populares de xaxado, baião e coco, além de uma Exposição sobre Marinês que deverá acontecer durante todo o mês de junho nas Escolas do SESI e empresas paraibanas.

A proposta do projeto é atender 40 empresas na Paraíba, em 2011, sendo 15 em João Pessoa/Bayeux, 10 em Campina Grande , 5 em Sousa, 5 em Patos, e 5 em Rio Tinto.  A duração das Oficinas será de 16 horas/aulas, culminando com uma apresentação artística. O referido espetáculo será construído com base nos ensinamentos das Oficinas de Música e Dança, além de pesquisas culturais de tradição regional culminando com exposição cultural.

Programação do Forró do Industriário 2011:
CAT DIONÍSIO MARQUES DE ALMEIDA – PATOS – DIA 03/06
- MEIRINHOS DO FORRÓ

CAT JOSÉ DE PAIVA GADELHA – CATOLÉ DO ROCHA – DIA 04/06
- SUSSA DE MONTEIRO
- OS HERDEIROS DO FORRÓ

CAT ANNA ELIZABETH LUDGREN – RIO TINTO – DIA 11/06
- VILMA A PIMENTINHA DO FORRÓ

CAT CORÁLIO SOARES DE OLIVEIRA – BAYEUX – DIA 17/06
-  MEIRINHOS DO FORRÓ

CAT JOÃO ÚRSULO RIBEIRO COUTINHO – JOÃO PESSOA – DIA 18/06
-- FORRÓ RIPA NA CHULIPA

CAT APRÍGIO VELLOSO DA SILVEIRA – CAMPINA GRANDE – DIA 09/07
- SUSSA DE MONTEIRO
- OS HERDEIROS DO FORRÓ

Informações adicionais: () 2101-5352.