Compartilhar

Paraíba

Melhorias do Processo Fabril: SENAI capacita líderes de produção em indústria de Calçados em CG

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 20 de maio de 2022

A capacitação é voltada para supervisores e coordenadores de produção, coordenadores e analistas de planejamento e controle de produção e de melhoria contínua da indústria. 


Um grupo de 40 colaboradores da indústria de calçados Tess, localizada em Campina Grande, está participando de um curso de aperfeiçoamento em Cronoanálise, oferecido pelo SENAI da Paraíba, através do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado – CTCC Albano Franco.

A capacitação é voltada para supervisores e coordenadores de produção, coordenadores e analistas de planejamento e controle de produção e de melhoria contínua da indústria. 

O objetivo é preparar supervisores e líderes para implementação de melhorias no processo fabril, aplicando conceitos e técnicas específicas para solução de gargalos de processo produtivo, focando na otimização dos recursos disponíveis, aplicação de metodologias e cronoanálise do processo.

“O SENAI tem sido um grande parceiro da indústria paraibana, oferecendo sempre condições para que o setor se aprimore, e seja competitivo. E essa capacitação na TESS é apenas uma demonstração, de um trabalho maior, que é realizado junto a todos os segmentos industriais da Paraíba, visando o fortalecimento, e a promoção da formação profissional dos trabalhadores do setor”, ressaltou Buega Gadelha, presidente da FIEP.

As aulas acontecem em duas etapas, a primeira aconteceu nos dias 12, 13, 16 e 17 de maio, e a segunda está prevista para ser realizada no mês de junho, na própria unidade da TESS. O curso é ministrado pelo Instrutor, Luís Claudio que é coordenador de Tecnologia do IST Eficiência Operacional.

Durante a capacitação estão sendo aplicadas técnicas de cronometragem do processo produtivo, avaliação quantitativa dos tempos por produto e processos, padronização de métodos e produtividade do processo de fabricação existente, visando entre outros aspectos, a definição do tempo padrão dos produtos, do Takt Time, o dimensionamento e balanceamento de linhas de produção, a formação da instrução do trabalho, e o desenvolvimento de controles e monitoramento de metas e resultados. 

A coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da TESS, Janaina Camelo, comentou a capacitação. “Escolhemos o SENAI para capacitar nossas lideranças por ser uma instituição renomada, e que com toda certeza irá atender as nossas necessidades. Estamos em cerca de 33% do curso, ainda faltando algumas horas para finalizar, mas está sendo muito positivo, a turma está gostando muito, principalmente pelo fato do professor ter o conhecimento técnico, que permeia pela experiência prática, e vivências em fábricas”, disse.

Aprendizagem Industrial

Ainda dentro da parceria com a TESS, o SENAI estará formando duas turmas totalizando 28 alunos, na área de confeccionador de calçados, na modalidade de Aprendizagem Industrial na empresa.

As aulas iniciarão no dia 01 de junho, e se estenderão até o mês de setembro de 2023. A proposta do curso que é ministrado pelos instrutores Manuel Oliveira, e Vinicius Sales é executar os processos de produção do calçado, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, saúde e segurança e meio ambiente.

Outras Notícias