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Metrologia fortalece competitividade da indústria, diz executivo da CNI

Por Agência CNI - Publicado 16 de maio de 2007

A adequação dos produtos aos padrões de qualidade reconhecidos no país e no exterior aumentará a com

A adequação dos produtos aos padrões de qualidade reconhecidos no país e no exterior aumentará a competitividade da indústria brasileira. Para isso, os empresários devem considerar que os serviços de metrologia não representam um julgamento da qualidade do produto, mas importantes aliados da produção. O alerta foi feito pelo gerente-executivo da Unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maurício Mendonça.

"Sem a avaliação dos produtos e a definição da qualidade, dificilmente as empresas conseguiriam vender para os mercados interno e externo", disse ele. "A metrologia é uma norma simples e fundamental para evitar que o produto seja devolvido por não atender a determinado padrão. Não dá para vender uma camisa tamanho 44 com medidas de uma camisa 42", destacou Mendonça. Ele participou do 2º Encontro Nacional de Metrologia para Inovação e Competitividade da Indústria, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou ontem,15/05, em Curitiba.

O evento tem como objetivo difundir os avanços dos serviços laboratoriais de metrologia para o fortalecimento da competitividade industrial brasileira. Segundo o gerente-executivo da Unidade de Tecnologia Industrial do SENAI, Orlando Clapp, os investimentos da instituição em metrologia procuram atender às necessidades do setor industrial. "A indústria está cada vez mais criteriosos na criação de produtos", disse Clapp.

A metrologia também atua na harmonização dos padrões dos produtos brasileiros com os de outros países. De acordo com o representante da Physikalisch-Tecnische, Harmut Apel, que acompanha os serviços de metrologia há mais de 30 anos, o Brasil, não deixa a desejar em relação a outros países nessa área. "Há quase uma década, o Brasil investe em laboratórios de metrologia com qualidade internacional. Esse serviço gera segurança para que os ensaios utilizados na produção sejam realizados de forma confiável", afimou Apel.

Em 2006, mais de 2.600 empresas foram atendidas pela rede de metrologia do SENAI. "Nosso objetivo é eliminar barreiras físicas e técnicas que impeçam a competitividade dos produtos da indústria", destacou a diretora de Operações do SENAI, Regina Torres. O SENAI tem a maior rede privada de metrologia para ensaios e calibração do país e representa 20% do total da rede utilizada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), com um total de 129 laboratórios e 350 profissionais envolvidos.

No encontro, o representante da Fluke Corporation, empresa norte-americana líder mundial em ferramentas de teste e software, Wally Miller, falou sobre a importância da garantia da qualidade dos resultados de calibração. "Empresas que desejam ter sucesso no mercado precisam se adequar às normas mundiais", ressaltou.

O 2º Encontro Nacional de Metrologia do SENAI para Inovação e Competitividade da Indústria, que ocorre de dois em dois anos, reúne técnicos e especialistas na área de todo o país no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba.

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