Missão Cumprida: Jogos Regionais 2008 chegam ao fim

Por Syusk Amorim - Campina Grande/PB - Publicado 23 de novembro de 2008

A partir de amanhã eles voltam às linhas de produção, retomam as máquinas e recomeçam a rotina de trabalhadores da indústria. Mas, esses mesmo que representam o capital humano do segundo setor, ao longo de quatro dias, foram os atletas que transformaram João Pessoa, na Paraíba, na capital dos esportes, durante a realização dos Jogos Regionais do SESI 2008.

Mais de 700 trabalhadores-atletas movimentaram o litoral paraibano, com competições em dez modalidades esportivas: atletismo, futsal, futebol de campo, futebol sete máster, natação, tênis de campo, tênis de mesa, volleyball indoor, vôlei de areia e xadrez.

Entre as delegações de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o sentimento mais comum era o da descontração. “Destacamos o carisma do paraibano em nos receber. Competições como essa nos estimulam a investir no esporte como melhoria da qualidade de vida”, concluiu o trabalhador-atleta da empresa Magnezita da Bahia, Sérgio Pinheiro, medalha de bronze no atletismo.

Os jogos também fizeram juz ao espírito esportivo, tão proclamado em todo o mundo. “Não registramos nenhum problema de indisciplina, má conduta ou discórdia entre os competidores. Acredito que alcançamos o nosso objetivo de propagar a paz entre os homens, através do esporte”, disse Kleber Barbosa, Coordenador de Lazer do SESI/PB.

“A integração entre os funcionários das empresas participantes é um dos principais objetivos dos jogos”, falou o Gerente de Esportes do Departamento Nacional do SESI, Rui Campos.

JOGOS - Os Jogos Regionais do Sesi acontecem todos os anos, como forma de propiciar ao atleta trabalhador oportunidade de competição em diversas modalidades esportivas.

O evento esportivo também contribui para a formação de um estilo de vida mais saudável, estimulando a prática desportiva na empresa, promovendo o intercâmbio sócio-cultural entre os atletas, oportunizando a vivência da formação do espírito de equipe, fomentando a formação de valores indispensáveis para o aprender a ser e o aprender a conviver e contribuindo com a elevação da motivação para o trabalho.
Os atletas vencedores das etapas regionais participam dos Jogos Nacionais, que acontecem a cada dois anos e classificam para competições internacionais. Desde 1996, ano em que a instituição se filiou à Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT) e à Confederação Pan-Americanna de Desporto do Trabalhador (COPADET), que o SESI vem participando de competições internacionais.