Mutirão da Cidadania Empresarial será encerrado hoje na FIEP

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 16 de novembro de 2007

Desde ontem, 20/11, os empresários que pretendem formalizar seu negócio estão participando do Mutirão da Cidadania Empresarial que está sendo realizado pelo Banco do Brasil, em parceria com outras instituições na FIEP, em Campina Grande. O evento será encerrado hoje, 21/11, e acontece das 13h às 19h. O evento acontece em todo o país, e vai ser encerrado na próxima sexta-feira, 23/11.

Durante o Mutirão os participantes participam de palestras e recebem orientações nos balcões de atendimentos das instituições envolvidas, sobre como formalizar e fomentar seu negócio, documentação necessária, linhas de crédito disponíveis, oportunidades de mercado, treinamentos, e ainda orientações técnicas, creditícia aos empreendedores informais que já possuem negócio e pretendem expandir, conquistar mercados e ter acesso a linhas de crédito com taxa de juros e prazos adequados às pequenas empresas, tudo com o apoio dos funcionários das instituições envolvidas.

Ao formalizar a empresa, o empreendedor pode se beneficiar de incentivos fiscais, participar de concorrência pública, solicitar empréstimos e financiamentos em instituições financeiras e de desenvolvimento. Mais de 260 municípios brasileiros receberão o Mutirão da Cidadania Empresarial, que é promovido pelo Banco do Brasil, em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis - FENACON, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sebrae e Receita Federal, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Secretaria de Finanças Estadual e Municipal. Na Paraíba, o evento acontecerá nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, Patos, Sousa e Cajazeiras.

Com a vigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, há novo ânimo à criação de ambiente diferenciado e favorável aos pequenos negócios, gerando expectativa de que o conjunto de ações desencadeadas, desburocratização, desoneração e incentivos estimule, de fato, o empreendedorismo, a formalidade e o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil.

Informações complementares: () 3310 - 2200

Foto: http://www.bcb.gov.br/pre/SeMicro4