Na FIEP, presidente do BNDES fala a empresários da Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 06 de maio de 2011

Investimento e Inovação. Este foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Luciano Coutinho, ministrada nesta sexta-feira, na FIEP, no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI.

O presidente Luciano Coutinho, falou sobre o crescimento do investimento na Paraíba nos últimos anos por parte do BNDES. “No Brasil e no Nordeste a Paraíba tem sido o estado que mais tem crescido em investimento do BNDES nos últimos anos. Este crescimento tem beneficiado principalmente as pequenas empresas, propiciando o acesso a melhoria de gestão e equipamentos, o que também lhes permitem serem cada vez mais competitivas no mercado”, afirmou.

Falando a autoridades e líderes empresariais, o presidente do BNDES também destacou as linhas financiamentos, além do melhor uso do cartão BNDES pelas empresas. Ele revelou ainda que o BNDES estima conceder à Paraíba, ainda este ano, R$ 700 milhões em crédito, valor equivalente a um crescimento de 45% sobre o volume financiado em 2010.

Para Luciano Coutinho investimento em inovação são prioridades para o desenvolvimento de uma economia. “A inovação está na gestão não apenas em investimento em tecnologia. É preciso ter um processo produtivo eficiente, desenvolvendo suas prioridades, e com uma gestão executiva rigorosa, para tanto se faz necessário fortalecer os setores industriais e de serviços, principalmente o da construção civil e o de confecções, potencialidades reconhecidas na Paraíba”, destacou.

Oportunamente, também foi lançado o núcleo estadual de inovação da Paraíba, no âmbito da MEI, que visa a promoção de ações de sensibilização, mobilização, capacitação, consultoria e assessoria voltadas à inovação para empresas no estado.

Conhecendo a MEI - A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), articulada e liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem por desafio fazer da inovação um tema permanente da direção das empresas brasileiras.

A MEI cresce como um movimento que conta com o apoio dos líderes empresariais brasileiros das principais associações industriais e das federações estaduais da indústria, num esforço inédito de mover a agenda de inovação e adequá-la à realidade empresarial.

Após a palestra o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, seguiu para João Pessoa, a fim de atender audiência marcada com o Governador do Estado Ricardo Coutinho.