CNI

NAC Responde: o que são e como funcionam os Fundos Garantidores?

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 26 de setembro de 2024

Os mecanismos mais conhecidos são o FGI, o FGO e o FAMPE. Entenda quem pode e como solicitar o apoio desses fundos garantidores

Fundos garantidores são mecanismos que têm o objetivo de facilitar a obtenção de crédito e financiamentos pelas empresas e podem atuar de duas formas: 1) para complementar as garantias exigidas pelo agente financeiro; 2) garantir que empréstimos e financiamentos concedidos pelas instituições financeiras parceiras serão honrados em caso de inadimplência por parte das empresas solicitantes.

Entretanto, é importante lembrar que esses fundos não emprestam dinheiro, não são um seguro e não substituem totalmente a necessidade das garantias da própria empresa solicitante do crédito.

Para você entender melhor como funcionam e quais empresas podem solicitar esse recurso, a Agência de Notícias da Indústria e o Thiago vão responder as principais perguntas sobre fundos garantidores no NAC Responde de setembro. Confira:

1. Quais são os fundos garantidores disponíveis no mercado atualmente?

Alguns mecanismos que talvez você lembre, pois foram bastante mencionados nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19, são o Fundo Garantidor de Operações (FGO); o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE); e o Fundo Garantidor de Investimentos (FGI). Veja, a seguir, mais informações sobre cada um deles:

2. Como solicitar crédito com apoio de um fundo garantidor?

O processo de solicitação de financiamento com a ajuda de um fundo garantidor segue algumas etapas bem definidas. A empresa interessada apresenta o pedido de financiamento a uma instituição financeira parceira do fundo garantidor. O processo envolve a análise de crédito e a avaliação da viabilidade do projeto pela instituição financeira. A partir daí, se necessário, conforme a avaliação da instituição financeira, o fundo garantidor poderá ser acionado para oferecer a garantia complementar sobre o valor do empréstimo.

A decisão final sobre a concessão do crédito e a utilização do fundo garantidor cabe à instituição financeira, que leva em consideração tanto a capacidade de pagamento do solicitante quanto as condições do fundo garantidor.

Após a aprovação do empréstimo ou financiamento pela instituição financeira, e sendo acionado o aval complementar o fundo garantidor assumirá parte do risco de crédito, com o compromisso de cobrir a parte garantida em caso de inadimplência do tomador.

3. Quais financiamentos ou empréstimos podem ser garantidos por fundos garantidores?

Os fundos garantidores podem garantir empréstimo e financiamento para empresas de micro, pequeno e médio portes, em operações de capital de giro, aquisição de equipamentos, inovação, sustentabilidade e expansão para novos mercados e crédito à exportação.

4. O que eu devo fazer antes de solicitar um financiamento com esse tipo de mecanismo?

É fundamental que o empresário siga alguns passos antes de solicitar crédito com apoio de fundos garantidores como: garantir que sua documentação financeira esteja atualizada e organizada; elaborar um plano de negócios sólido, que demonstre a viabilidade do projeto e a capacidade de pagamento do financiamento; ter clareza sobre as condições do fundo garantidor, como os limites de cobertura e as taxas associadas; e buscar aconselhamento financeiro para entender o impacto do financiamento garantido no fluxo de caixa e na estrutura de capital da empresa.

5. Quais são os benefícios de solicitar apoio de fundos garantidores?

Quando uma empresa utiliza um fundo garantidor, ela pode acessar crédito sem a necessidade de oferecer garantias reais, como imóveis ou equipamentos, preservando esses ativos e aumentando sua flexibilidade financeira. Isso permite à empresa levantar capital sem comprometer recursos essenciais, o que pode melhorar sua liquidez.

MAS, ATENÇÃO! Por outro lado, os riscos envolvem o aumento do custo total do financiamento devido aos encargos aplicados pelo fundo garantidor e o potencial endividamento da empresa.

6. Quanto tempo dura a garantia do mecanismo em um financiamento?

O prazo de financiamento é definido em função da capacidade de pagamento do investimento e negociado entre a instituição financeira e o tomador do crédito. O fundo garantidor tem a finalidade específica de complementar as garantias exigidas para contratação do empréstimo ou financiamento. Enquanto o financiamento estiver vigente a garantia complementar contratada estará ativa.

Tem dúvidas? O NAC Responde!

Todo mês, o NAC Responde, produzido pela Agência de Notícias da Indústria, responde as dúvidas mais frequentes de empresários e gestores na hora de buscar crédito para os negócios.

“Por meio das orientações, o NAC facilita o acesso ao crédito de micros, pequenas e médias empresas industriais. O crédito é essencial para o funcionamento das empresas, seja para viabilizar novos investimentos ou para atender às necessidades rotineiras de caixa”, pontua o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra.

Desde 2015, o NAC, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), assessora MPEs industriais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, dando suporte com informações sobre documentação, taxas de juros, garantias, número de parcelas, itens financiáveis, entre outras.

Saiba mais pelo site do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) ou entre em contato com a federação das indústrias do seu estado.