Compartilhar

Neste final de semana foram realizadas sessões de cinema ao ar livre em Sousa

Por Diego Araújo com Pauta Comunicação - Publicado 07 de dezembro de 2007

Conhecida nacionalmente pelo Vale dos Dinossauros, a cidade de Sousa, a 420 Km de João Pessoa, receb

Conhecida nacionalmente pelo Vale dos Dinossauros, a cidade de Sousa, a 420 Km de João Pessoa, recebeu neste final de semana a caravana do Cine Sesi Cultural. A Praça Bom Jesus Eucarístico transformou-se numa sala de cinema a céu aberto, onde foram exibidos grandes produções do cinema e curtas metragens de talentosos diretores brasileiros, entre eles o paraibano Marcus Villar.

Na programação do Cine Sesi Cultural, que tem as sessões iniciadas sempre às 18h30, o público pode conferir na sexta-feira (), o curta metragem "A Árvore da Miséria" (PB) e o longa "Tapete Vermelho" (SP). No sábado () foi a vez do curta "O Branco" (RS) e o candidato ao Oscar 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (SP). Finalmente, no domingo (), o público jovem acompanhou a animação "Vida Maria" (CE), além do longa de animação infantil "Robôs".

Até o próximo dia 23, o Cine Sesi Cultural terá visitado um total de 14 cidades paraibanas, num projeto iniciado em setembro, levando uma estrutura que cria uma verdadeira atmosfera de cinema em praça pública, inclusive com pipoca grátis. As imagens são exibidas em tela alto alvura de 12m x 5m com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, além de "cinemascope", o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CINEMA EM SOUSA - A história da sétima arte na cidade de Sousa teve início na década de 20, quando ainda não havia nem energia elétrica na cidade, e a máquina de projeção funcionava a base de carboreto, pertencente ao Sr. José China. Na década de 40, foi inaugurado o Cine Sousa, de propriedade de Eládio Melo e Tozinho Gadelha, seguido pelo Cine Teatro Glória e pelo Cine Moderno, fundados na década de 50. Em 1971, nasce o Cine Teatro Gadelha, de propriedade do sr. José de Paiva Gadelha, único que permanece até os dias de hoje. Além desse espaço para o cinema, a cidade conta também com as instalações do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Outras Notícias