Nutrição e Atividade Física

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 05 de junho de 2008

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade ardiorespiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes). Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular. A informação foi dada durante palestra do Programa Qualidade de Vida do Sistema Indústria, ministrada pelo nutricionista Sebastião Filho, consultor do Botafogo Futebol Clube, Árbitro da Confederação Brasileira de Musculação, Culturismo e Fitness e Consultor da EVEC Nutrição Esportiva e Ortomolecular.

Colaboradores da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Instituto Euvaldo Lodi participaram do evento, realizado no auditório Domício Velloso na FIEP. Além de um lanche saud[avel, à base de frutas e sanduíche natural, os presentes participaram de um aulão junino, ao som de muito forró, ministrado pelos técnicos de lazer do SESI/PB, sob a coordenação da professora Regimênia Braga. Na ocasião, brindes foram sorteados, entre eles, café da manhã e uma hospedagem no Hotel/Pousada Corais de Carapibus, litoral paraibano. Informações: 2101-5300.