Compartilhar

ONU: Brasil faz PIB da América Latina crescer

Por Portal de Notícias G1 - Publicado 27 de julho de 2007

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), órgão ligado à Organização das Nações Uni

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), aumentou a projeção de crescimento para a economia da região de 4,7% para 5% em 2007, segundo estudo apresentado no último dia 26 de julho pelo secretário-executivo do organismo, José Luis Machinea. A melhora da projeção se deve a um crescimento maior que o previsto do Brasil.

A estimativa de crescimento para o Brasil em 2007 passou de 3,5%, projetado no relatório apresentado em dezembro passado, para 4,5%. "Tanto a evolução da economia internacional quanto a relativa solidez que mostram as economias da região permitem manter um cauteloso otimismo sobre o futuro próximo", afirma o relatório da Cepal.

Se confirmada a projeção, o desempenho neste ano seria pior que o de 2006, quando as economias da região cresceram em seu conjunto 5,6%, segundo a Cepal. Em 2008, a América Latina e o Caribe cresceriam 4,6%, conforme a pesquisa.

Outros países

Para o México, a Cepal reduziu sua projeção de crescimento de 3,8% para 3,2%, enquanto para a Argentina as estimativas de expansão em 7,5% foram mantidas. A Venezuela também sofreu um corte nas projeções de crescimento, caindo de 7% para 6,8%. Para o Chile, os prognósticos passaram de 5,5% para 6%.

Outras Notícias