Painéis temáticos marcam programação do Congresso “SESI e os ODM”

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 12 de dezembro de 2011

Na última sexta-feira, 09/12, a programação do Congresso “SESI e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) se concentrou na apresentação de painéis temáticos e na construção de diálogos apreciativos. Durante todo o dia, os participantes do evento elaboraram propostas a favor dos ODM e também acompanharam o depoimento de iniciativas bem sucedidas na área de Responsabilidade Social.

O primeiro painel teve como tema “Cidadania e Solidariedade: Voluntariado Transformador”. Durante o debate, os participantes apresentaram as histórias que têm colaborado para a construção de um mundo mais solidário. Participaram desse momento representantes da Prefeitura de Paulista (PE), da empresa Coteminas (PB), e ainda voluntários de organizações não governamentais.

Já no período da tarde, o segundo painel da programação foi iniciado com o tema “SESI e os ODM”. A discussão mostrou as práticas do SESI que estão fazendo a diferença na busca pelo desenvolvimento de forma integrada e sustentável. O painel contou com a participação de colaboradores do SESI de Roraima, Paraná e Acre.

Além da apresentação dos painéis, o Congresso também realizou diálogos apreciativos entre todos os participantes. Utilizando a metodologia da Investigação Apreciativa, os congressistas debateram sobre o que cada um pode fazer para concretizar os Objetivos do Milênio. Divididos em grupos, eles tiveram que elaborar propostas sustentáveis e apresentá-las ao público.

Os diálogos foram conduzidos pelas consultoras Ilma Barros Pose e Inalda Barros Béder, ambas certificadas em Investigação Apreciativa. Resultado de uma nova abordagem empresarial, a Investigação Apreciativa focaliza as melhores práticas e experiências de cada organização, promovendo uma reflexão sobre os fatores indutores do sucesso, de forma a expandi-los para toda a estrutura como estratégia diferencial.

O Congresso “SESI e os Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” foi realizado em João Pessoa nos dias 08 e 09 de dezembro, com o objetivo de disseminar e alinhar os ODM com as práticas de responsabilidade social na indústria da Paraíba.

Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5484.