Palestra do IEL/PB debate sobre a Nova Lei de Estágio

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 18 de junho de 2009

Esclarecer dúvidas sobre as mudanças provocadas pela Nova Lei de Estágio, 11.788, de setembro de 2008. Este foi o objetivo da palestra promovida, recentemente, pelo IEL/PB, nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. O evento veio atender demanda de empresários, coordenadores de estágio, professores e instituições de ensino.

As mudanças provocadas pela Nova Lei de Estágio foram debatidas com base em exposições de uma consultora do IEL Nacional e de representantes da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego na PB e Delegacia Regional do Trabalho (DRT). De acordo a coordenação, do evento as expectativas foram muito bem atendidas. “Em ambas as cidades tivemos a oportunidade de mostrar, assuntos como as novas obrigações das empresas e estagiários quanto aos seus novos direitos e deveres”, disse a coordenadora de estágio do IEL/PB, Wênia Torres.

Em visita à Paraíba o gerente de Estágios e Desenvolvimento de Novos Talentos do IEL Nacional, Ricardo Romeiro, também falou sobre o assunto. “A Nova Lei de Estágio tem origem no ano de 2003, com o projeto do senador Osmar Dias. Mas o projeto não saiu do papel. No final de 2005 o projeto foi resgatado pelo Ministério do Trabalho que convidou o IEL para lançar uma nova legislação, uma vez que a Lei de Estágio em vigor no país já tinha 30 anos. Agora, devidamente aprovada pelo Congresso Nacional, a nova Lei está inaugurando um novo tempo na forma de relacionamento no estágio, muito mais fiscalizado, cobrando maiores responsabilidades de avaliação, tanto dentro da empresa, quanto na instituição de ensino”, disse.

O evento aconteceu, no período da noite, no auditório da FIEP, em Campina Grande e no Teatro Armando Monteiro no SESI/Centro, em João Pessoa, contando a participação de mais cinqüenta pessoas. Nas duas cidades, o roteiro da programação teve a primeira exposição feita pela Consultora do IEL Nacional, Maria Lúcia Macêdo, (foto acima) vindo na seqüência, a palestra dos representantes da DRT Paraíba.

Em Campina Grande, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, foi representada pelo auditor do Trabalho, Roberto Sales de Miranda (foto lateral) e em João Pessoa, a DRT foi representada pelo Gerente Regional do Trabalho, Dorival Nunes Cunha.
Um debate, aberto a platéia encerrou a programação.

Maiores informações acesse: www.fiepb.org.br, ou ligue: (83) 2101-5357.