Paraíba sedia Seminário Nova Polônia na Nova Europa - Oportunidades de Negócios

Por Yone Medeiros - João Pessoa/PB - Publicado 21 de outubro de 2008

Nesta quarta-feira (/10), a partir das 18h30, a FIEP sedia no Teatro Armando Monteiro-SESI/Centro de

Nesta quarta-feira (/10) a partir das 18h30 a FIEP sedia no Teatro Armando Monteiro-SESI/Centro de João Pessoa, o Seminário Nova Polônia na Nova Europa - Oportunidades de Negócios. O evento voltado a empresários, investidores, gestores públicos, executivos da área de comércio exterior contará com representantes no Brasil do Governo da Polônia.

Numa iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Sebrae através do Centro Internacional de Negócios e a Embaixada da República da Polônia, o encontro marca a divulgação de novas oportunidades e investimentos abertos na Polônia às empresas brasileiras que se instalarem no país. Este ciclo de desenvolvimento econômico se deu há três anos e meio, quando o país ingressou na União Européia.

Peter Maj, chefe do departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada da Polônia no Brasil apresentará propostas concretas para a formação de parcerias e acordos de cooperação, tendo em vista o novo cenário econômico da Polônia. Em 2007, o país recebeu cerca de US$22,7 bilhões em investimentos diretos (projetos industriais e também nas áreas financeira e de serviços).

Entre as vantagens para empresas brasileiras investirem na Polônia encontram-se incentivos fiscais que garantem o retorno do investimento de até 50% em até 10 anos, direitos adquiridos para atuar em qualquer parte da UE e instalação da empresa no país em 31 dias. As facilidades são oferecidas pelos Fundos Estruturais e de Coesão da União Européia.

Outro destaque do encontro é a proposta das indústrias polonesas que tem mostrado nos últimos anos um excelente desempenho, oferecendo não somente produtos de excelente qualidade, mas também a preços competitivos. Nos últimos anos a oferta polonesa para o Brasil cresceu de uma lista de 40 produtos em 1995 para mais de 1000 em 2007.

As exportações da Polônia para o Brasil saltaram de US$ 120 milhões em 2002 para mais de US$ 520 milhões em 2008 (previsão), e o crescimento em oito meses ultrapassou 92,3% em relação ao ano de 2007. O crescimento rápido das exportações da Polônia para o Brasil prova que os produtos poloneses têm ótimos preços e qualidade competitiva.

Informações adicionais e para confirmação de presença ligue () 3221-4884 /3533-5585 ou pelo e-mail [email protected]

Foto/Crédito: www.almadeviajante.com