Compartilhar

Pesquisa aponta crescimento do setor industrial na PB

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 03 de novembro de 2011

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), divulgou nessa quinta-feira, 03/011, o resul
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), divulgou nessa quinta-feira, 03/011, o resultado da Sondagem Industrial referente ao mês de setembro de 2011. O documento apresenta a evolução das atividades industriais, com destaque para os números da produção, a margem de lucro e de empregados, além dos principais problemas e expectativas do setor.
 
De acordo com a Sondagem, no período de setembro, o volume de produção industrial da Paraíba registrou aumento quando comparado ao mês anterior. O indicador ficou em 54,5 pontos, permanecendo pelo terceiro mês consecutivo acima do índice nacional de 48,6.
 
O indicador de evolução do número de empregados voltou a subir após a repentina queda em agosto. O índice mostrou 52,1 pontos, sendo ainda mais expressivo nas pequenas indústrias. Já o indicador de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou o maior valor dos últimos seis meses, chegando a 55,5 pontos.
 
Os números também revelaram boas notícias sobre a atual situação financeira do setor industrial paraibano. Neste terceiro semestre, o indicador de margem de lucro operacional situou-se em 51,7 pontos, ficando acima da média nacional de 45,9.
 
Segundo o documento, a elevada carga tributária é o primeiro grande problema que atinge a indústria da Paraíba. Outro sério obstáculo é a competição de mercado, que acaba atingindo principalmente as médias e grandes empresas. As elevadas taxas de juros e a falta de trabalhadores qualificados também estão na lista dos maiores problemas encontrados nesse terceiro semestre do ano.
 
A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa elaborada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas Federações de Indústrias de 24 Estados brasileiros, entre eles a Paraíba. O estudo tem como objetivo gerar indicadores de tendência e de satis­fação do empresário, permitindo acom­panhar a evolução recente da indústria.
 
Os indicadores elaborados são importantes para a análise de curto prazo do desempenho da indústria brasileira, além de permitir avaliar o comportamento dos estoques de produtos finais, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados pelas indústrias e as expectativas dos empresários.
 
A mais recente Sondagem Industrial da Paraíba teve como base a aplicação de questionários em 29 empresas do Estado, sendo 19 de pequeno porte e 10 de médio/grande porte. Os dados foram coletados no período de 03 a 18 de outubro desse ano.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5347.
 
 

Outras Notícias