Pesquisa Organizacional no CAT JRF

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 10 de julho de 2008

O bem estar e satisfação do trabalhador são elementos indispensáveis para o bom desempenho produtivo de uma empresa. Uma instituição que se preocupa com seu quadro funcional e disponibiliza melhorias no ambiente de trabalho sempre vai se diferenciar das demais empresas do mercado. Para tanto, é necessário que ela promova ações que viabilizem a comunicação com os seus colaboradores.

Um artifício empregado por algumas instituições é a realização da Pesquisa e Gestão em Clima Organizacional. O clima diz respeito à cultura de uma empresa, ou seja, é o conjunto de valores e comportamentos adotados por uma organização, e está diretamente ligado ao modo como o colaborador percebe esse conjunto.

Atento a esse fato, o SESI da Paraíba iniciou, na última segunda-feira, 07/07, em parceria com o SESI do Paraná, uma Pesquisa de Clima Organizacional nos Centros de Atividades do SESI no Estado. A pesquisa vai possibilitar a identificação dos principais problemas, e vai melhorar o ambiente de trabalho como um todo. “O trabalho vai acontecer em todas as unidades do sistema FIEP/SESI/SENAI/IEL e vamos procurar pesquisar todos os trabalhadores”, assegurou a consultora do SESI/PR, Kátia Ferreira.

A primeira unidade a ser avaliada no Estado foi o Centro de Atividades João Rique Ferreira, do SESI do Distrito Industrial de Campina Grande, onde todos os colaboradores responderam a pesquisa. “Eu achei muito interessante o questionário, porque além de ter sido bem amplo, foi uma oportunidade para expormos a nossa satisfação sobre os diversos âmbitos no trabalho”, afirmou Melissa Raposo Costa, professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola João Rique.

Mas essa será só a primeira etapa do trabalho. Diante dos dados obtidos, no mês de outubro será feita a apresentação dos resultados e, por fim, a elaboração do plano de ação. “Como a gente pesquisa o trabalhador, é bom voltar e dar um retorno para ele. O plano de ação compreende justamente as ações que vão ser realizadas para procurar melhorar o ambiente de trabalho”, acrescentou Kátia.

Colaboração/Texto/Fotos: Fernanda Castro.