Paraíba

Plataforma de Inovação do SENAI é apresentada para indústrias paraibanas

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 20 de abril de 2022

A Plataforma de Inovação para a indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, para aumentar a produtividade e a competitividade do setor, além de otimizar a segurança e saúde na indústria.

Através da inovação o setor industrial consegue aumentar a competitividade, aprimorar processos de trabalho, desburocratizar procedimentos, reduzir custos, e alcançar outros benefícios.

Nesta perspectiva, o SENAI iniciou uma série de visitas em indústrias da Paraíba, com o objetivo de apresentar a Plataforma de Inovação para a indústria, que financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, para aumentar a produtividade e a competitividade do setor, além de otimizar a segurança e saúde na indústria.

Na semana passada, no dia 12, a equipe do SENAI PB, esteve na Indústria Coteminas, em João Pessoa, onde foi recebida por Josiane Nascimento, que é analista de Desenvolvimento de Recursos Humanos da empresa, e pelo gerente de RH, Iran Cosme Pereira. E ontem, 19 esteve na Vipex Confecções, em Campina Grande e foi recebida pelo empresário, Rômulo Hamad.

Na ocasião foram apresentadas as novidades da Plataforma para esse ano de 2022, quando o SENAI vai disponibilizar R$ 152 milhões para o financiamento de soluções inovadoras para o setor industrial, em seis categorias: Habitats de Inovação, Aliança Industrial, Aliança Agenda Tech, Empreendedorismo Industrial, Missão Industrial e Chamada Regional.

A partir de agora, as empresas que desejarem inscrever projetos na categoria Empreendedorismo Industrial deverão escolher entre duas modalidades: Desafio Instituição Âncora e Startup.Tech.

A primeira tem como foco principal a apresentação dos desafios de uma média ou grande indústria para submissão de propostas de projetos pelas startups participantes. Já a segunda, apresenta uma lista de soluções tecnológicas das startups com o foco na apresentação da chamada, possibilitando que médias e grandes empresas industriais interessadas possam se conectar por meio de chamadas coordenadas pelos Departamentos Regionais do SENAI.

Além da conexão com os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, a Plataforma também promove a parceria com universidades, empresas industriais, startups e outros centros de pesquisa. As soluções inovadoras podem ser novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, que promovam o aumento da produtividade e competitividade industrial, ou ainda a otimização da segurança e saúde na indústria.

“Através da Plataforma de Inovação, o SENAI estará fortalecendo as pequenas, médias e grandes indústrias da Paraíba, através do financiamento de pesquisas e também vai colaborar para tornar o setor mais competitivo, em decorrência dos investimentos em processos inovadores”, comentou o presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

Informações adicionais sobre a Plataforma de Inovação para a Indústria podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101.5420 ou no site: https://plataforma.editaldeinovacao.com.br/