Prêmio Nacional de Uso Racional de Energia

Por Agência CNI - Publicado 26 de novembro de 2007

Está marcada para o dia 11 de dezembro, a entrega do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional d

Brasília - A Refinaria Presidente Bernardes,

da Petrobras, a fábrica de sistemas de refrigeração Springer Carrier e a unidade da Petrobras de Negócio de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará foram as vencedoras da Categoria Indústria do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2007.

A solenidade de entrega do Prêmio deverá reunir cerca de mil pessoas no dia 11 de dezembro, a partir das 18h30, na Maria da Glória, no Rio de Janeiro. Além das indústrias, a cerimônia homenageará os vencedores das categorias Transportes Rodoviários e Imprensa. O Prêmio, que estimula o desenvolvimento de projetos voltados à racionalização do consumo de energia, foi instituído pelo governo em 1993.

Regulamentada pelo Ministério de Minas e Energia, a homenagem é uma iniciativa conjunta da Petrobras, da Eletrobras e de instituições de classe nacionais. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Petrobras e a Eletrobras coordenam a o Prêmio na Categoria Indústria.

Este ano, o número de premiados em cada modalidade diminuiu de três para um, o que tornou o Prêmio mais seletivo. A comissão julgadora também pode atribuir uma Menção de Destaque em cada modalidade.

Conheça os ganhadores do Prêmio e as empresas homenageadas com Menção de Destaque na Categoria Indústria:

Modalidade Derivados de Petróleo e Gás Natural

A vencedora foi a Refinaria Presidente Bernardes da Petrobras, localizada no município paulista de Cubatão, a empresa reduziu em 55% o consumo de energia na bateria de pré-aquecimento de petróleo e aumentou a eficiência da unidade dos fornos da unidade de destinação atmosférica.

A Menção de Destaque foi concedida à indústria Votorantim Celulose e Papel, localizada no município de Jacareí, em São Paulo. A empresa implantou um ciclo combinado de produção de energia, com a instalação de uma central de  gás natural combinada com uma caldeira de recuperação de calor. Com isso, reduziu em 65% o consumo de energia importada e em 52% o gasto de óleo combustível para geração de vapor.

Modalidade Energia Elétrica

A vencedora foi a indústria de condicionadores de ar e aparelhos de refrigeração Springer Carrier Ltda. A empresa, localizada na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, está implantado desde 2001 mudanças em sua planta industrial que garantem ganhos de produtividade, conforto aos trabalhadores e redução do consumo de energia. O projeto, que contempla controle automático de ar condicionado entre outros itens, reduziu em 16% o consumo global de energia.

A Menção de Destaque foi concedida à Sociedade Michelin de Participações, Indústria e Comércio, do Rio de Janeiro. Com o projeto Conservar é ir mais longe, a indústria que tem quatro unidades e fabrica cabos e aros metálicos e pneus de ônibus e caminhões, reduziu em 1,4% o consumo de energia em duas plantas industriais.

Modalidade Energia Alternativa

A vencedora foi a Unidade da Petrobras de Negócio de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e do Ceará. Com o projeto Energia eólica para bombeamento de petróleo em Macau, no Rio Grande do Norte, a empresa substituiu o óleo diesel pela força dos ventos na extração de petróleo das plataformas Aratu 1 e 2. Quando a energia eólica não está disponível no período do ano em que os ventos são fracos, a empresa usa energia elétrica fornecida pela distribuidora regional. A eliminação do óleo diesel evita a emissão de gases poluentes e a utilização de energia renovável limpa gera um crédito de carbono de 1.272 toneladas ao ano para a Petrobras.

Imagem/Crédito: