CNI

Presidente da CNI destaca investimentos das empresas brasileiras em compliance

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de junho de 2019

Objetivo do Fórum foi debater a agenda de modernização do Brasil

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, participou nesta segunda-feira (17) do “Fórum BandNews – Compliance de Democracia”, realizado em São Paulo pelo canal de TV Band News. Em sua fala, ele destacou que as empresas privadas brasileiras têm sido muito ágeis na implantação de sistemas de compliance e de controle de processos.

“O empresariado nacional segue as tendências mundiais nessa àrea e também às necessidades de transparência, que são fundamentais hoje para negociações no mercado global”, afirmou Robson Andrade.

O evento – que foi transmitido “ao vivo” pelo canal de TV a cabo BandNews e teve o apoio do Serviço Nacional da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional e Aprendizagem Industrial (SENAI) – contou também as participações de vários empresários e de autoridades públicas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Em sua palestra, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou sobre a importância de se combater a corrupção no setor público com afinco, mas preservando as instituições e empresas que tiveram seus agentes envolvidos em escândalos. "Não se pode matar a empresa junto com a punição de corruptores e corrompidos", ressaltou.

Transparência - O presidente da CNI, Robson Andrade, acrescentou que as empresas brasileiras estão cuidando de incrementar políticas de compliance para que os avanços na direção da transparência e da boa governança sejam um caminho natural. “O compliance é um tema que consideramos importantíssimo, não só em termos de conceito ou de legislação. É fundamental a implantação de sistemas de controle de processos e de transparência, tanto nas empresas privadas quanto no setor público”, concluiu.

Ao final do evento, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, fez uma exposição sobre o papel do STF e sua função de poder moderador no país.

De acordo com os organizadores, o “Fórum BandNews sobre Compliance e Democracia” teve como objetivo principal debater a agenda de modernização do Brasil e como transformar os desafios da governança e da transparência para destravar a retomada da economia nacional.