Presidente da FIEP destaca importância da Alpargatas para a Paraíba
Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 28 de agosto de 2009
Nesta sexta-feira (/8), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Franci
Nesta sexta-feira (/8), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha falou sobre as recentes especulações surgidas em torno da empresa São Paulo Alpargatas na Paraíba.
Segundo Gadelha, a empresa São Paulo Alpargatas é hoje a maior empregadora no Estado, uma vez que ela gera mais de 10 mil empregos. Em Campina Grande, onde está instalada a unidade da empresa responsável pela fabricação das sandálias havaianas, mais de 30% dos empregos industriais são gerados pela Alpargatas. Ao lado da Coteminas – indústria do setor têxtil – as duas empresas são responsáveis por 80% das exportações da Paraíba.
Ao mesmo tempo em que destacou a importância da São Paulo Alpargatas no cenário industrial do Estado, Francisco Gadelha explicou que as demissões ocorridas recentemente na empresa foram ajustes necessários devido à contingência internacional, que não afetou apenas indústrias paraibanas como também em outros Estados do Nordeste e do Brasil. O presidente da FIEP disse ainda que, em contato com a diretoria da São Paulo Alpargatas, recebeu a garantia de que tão logo seja possível, a empresa voltará a fazer novas contratações, gerando novos empregos.
Enquanto presidente da principal entidade representativa do industrial paraibano, Francisco Gadelha ressaltou que as empresas privadas têm o direito de fazer ajustes no seu quadro funcional para que consigam buscar estabilidade econômica. “É preciso que tenhamos calma e tranqüilidade para que possamos enfrentar as adversidades”, disse Gadelha.