Tomar posse na Academia Paraibana de Engenharia é um reconhecimento de honra. A entidade reúne profissionais com respaldo e respeito entre a classe de engenheiros que tiveram contribuição relevante em sua atuação. As engenharias têm um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade, seja nas metrópoles ou nas cidades do interior do país.
Na última sexta-feira, 26, em João Pessoa, sete engenheiros paraibanos subiram ao palco do Teatro SESI Armando Monteiro Neto para receber a honraria concedida pela Apenge. A solenidade protocolar tinha a formalidade necessária para reconhecer nos empossados, a importância que eles têm para o estado.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco, estava entre os sete empossados na cerimônia. Ao lado dele, o também engenheiro e vice-presidente da FIEP, José William Montenegro Leal, foi empossado. Passarão a ocupar as cadeiras 3 e 14, respectivamente.
A solenidade empossou também outros cinco membros para ocupar uma cadeira na academia. Além de Francisco Gadelha e José William Montenegro, tomaram posse o engenheiro agrônomo, João Barbosa de Lima (Cadeira 9), o engenheiro civil, Otávio Alfredo Falcão de Oliveira Lima (Cadeira 16), o engenheiro civil, Carlos Alberto Batinga Chaves (Cadeira 20), o engenheiro elétrico, Flavio Ramalho de Brito (Cadeira 29), e o engenheiro civil, Francisco Rosendo Rodrigues (Cadeira 39).
A experiência à frente da entidade representante do setor industrial paraibano, agregou à Francisco Gadelha respaldo para ocupar cargos de relevância no estado e nacionalmente. No setor privado registra em seu currículo o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PB, Diretor Financeiro da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Conselheiro do SESI/SENAI do Departamento Nacional e, em 2018, foi eleito Vice-Presidente da CNI para a Região Nordeste. Também teve duas passagens pelo setor público, foi Secretário de Indústria e Comércio do Estado da Paraíba e Secretário de Agricultura do Estado da Paraíba.
A Academia Paraibana de Engenharia, criada há quase oito anos, é uma entidade que reúne engenheiros de todo o estado, sendo presidida pelo engenheiro sanitarista Sérgio Rolim Mendonça, e desempenha um papel crucial na união e na defesa da Engenharia na Paraíba.
Texto/Colaboração: Igor Batista