Presidente da FIEP recebe Ministro Hélio Costa

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 08 de julho de 2008

O Ministro das Comunicações Hélio Costa, esteve em Campina Grande, dia 08 de julho, para lançar o Programa de Inclusão Digital destinado aos municípios paraibanos. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). “A cidade, por ter uma posição geográfica privilegiada, garante o acesso às demais localidades do estado, portanto o lugar para o lançamento não poderia ser melhor. Campina Grande também destaca-se por ter um pólo tecnológico que a faz referência para todo país”, disse Francisco Buega Gadelha, Presidente da FIEP.

O programa de inclusão digital do Governo Federal dá oportunidade ao acesso à internet, por parte de milhões de estudantes carentes e trabalhadores, com programas de educação à distância, telemedicina, cursos profissionalizantes e treinamento de professores. “Sem dúvida, este é o maior programa de inclusão digital da América Latina. Em todo o país, o investimento gira em torno de R$ 130 milhões, viabilizados por emendas parlamentares. Por isso, a ação pretende atender 5 mil 462 municípios brasileiros e, certamente, todos os 223 municípios paraibanos serão contemplados”, completou o Ministro Hélio Costa.

A previsão é de que até o final de agosto, os telecentros comunitários instalados, preferencialmente em escolas públicas, serão entregues no Estado da Paraíba, todos conectados à internet banda larga, isto é, com alta velocidade. Toda a infra-estrutura dos telecentros é oferecida pelo Ministério das Comunicações, computadores, projetores de DVD, telão, móveis, assim como os técnicos para a manutenção. A prefeitura, em contrapartida, disponibiliza um espaço protegido e o acompanhamento, permanente, para o aproveitamento dessa estrutura, por parte de estudantes, comunidades e professores.

A iniciativa já vem sendo desenvolvida pela prefeitura. Diversos bairros campinenses estão sendo contemplados com o programa, como Catolé, Cinza, Tambor, Monte Santo, dentre outros. A partir deste lançamento, outras áreas serão beneficiadas, com diversos cursos de informática.

Na Paraíba as cidades beneficiadas com 51 Telecentros Comunitários são: Alagoa Nova, Areia, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Assunção, Baraúnas, Barra de Santa Rosa,  Barra de Santana, Boa Vista, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Caraúbas, Catolé do Rocha, Coxixola, Cubati, Cuité, Fagundes, Gado Bravo, Ingá, Itatuba, Juazeirinho, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Nova Floresta, Nova Palmeira, Parari, Passagem, Picuí, Pocinhos, Puxinanã, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Luzia, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São João do Tigre, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Redonda, Solânea, Sossego, Sumé, Teixeira, Tenório e Várzea.
Fotografias: Ailson Ramalho