Compartilhar

Paraíba

Presidente da FIEPB e comandante do 1º Grupamento de Engenharia discutem estratégias para a formação de militares

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 13 de novembro de 2024

Em parceria com o SENAI, Exército oferece cursos para capacitar soldados que prestam o serviço militar obrigatório. Iniciativa auxilia na formação para o mercado de trabalho


Presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, recebe o general Alessandro da Silva

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, recebeu nesta quarta-feira (13), em Campina Grande, o comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, general Alessandro da Silva. Em reunião, que também contou com a participação da diretora regional do SENAI Paraíba, Daniela Almeida, foram discutidas estratégias para a ampliação das capacitações que são oferecidas pelas duas instituições para a formação de soldados que prestam o serviço militar obrigatório. 

Através do projeto Soldado Cidadão, que busca oferecer aos participantes formação para que possam ingressar no mercado de trabalho após o serviço obrigatório, o SENAI ofereceu em 2024 seis cursos, com foco no setor da construção civil. 

Essas capacitações têm como direcionamento as funções de pedreiro, carpinteiro de obras, assentador de revestimento cerâmico, almoxarife, assistente administrativo e instalador hidráulico. Ao todo, 119 soldados são beneficiados por esses cursos, cuja carga horária é de 160 horas. 

Ao ressaltar a importância dessa iniciativa, que não só auxilia os soldados na formação para o mercado de trabalho, como também gera mão de obra qualificada para a indústria, o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, renovou o compromisso com a manutenção da parceria entre SENAI e Exército para o próximo ano. Na ocasião, Cassiano também recebeu uma homenagem do Exército Brasileiro.  

“O SENAI ofereceu seis capacitações em 2024 por meio do programa Soldado Cidadão e nós já estamos discutindo a abertura de novos cursos para 2025. Dessa forma, renovamos o nosso compromisso com as Forças Armadas para contribuir com a formação dos militares, o que beneficia diretamente a indústria paraibana com a oferta de mão de obra qualificada”, afirmou o presidente, ao enfatizar que a construção é um dos setores que apresentará maior demanda por mão de obra na Paraíba entre os anos de 2025 e 2027, conforme indicam os dados revelados pelo Mapa do Trabalho Industrial.  

Por sua vez, o general Alessandro da Silva pontuou que a reunião desta quarta-feira contribuiu para estreitar ainda mais as parcerias exitosas que existem entre o Sistema Indústria e o Exército.

“A nossa intenção é estudar novos cursos que possam ser oferecidos tanto na qualificação inicial, quanto na qualificação técnica, para que possamos ampliar o número de militares que poderão ser contemplados com essa qualificação. Essa iniciativa é importante porque o Exército tem por missão precípua a defesa da Pátria, mas também não podemos esquecer a importância do seu lado social, na medida em que nós absorvemos jovens cidadãos, muitos deles sem a devida a qualificação. Então, é importante que possamos coadunar o adestramento militar com a possibilidade de emprego futuro, depois que esse jovem deixar as fileiras do Exército”, explicou o general. 

Já a diretora regional do SENAI Paraíba, Daniela Almeida, destacou que a parceria beneficia não só os jovens militares, como também resulta no incremento de mão de obra qualificada no estado. 

“A capacitação é uma maneira desses jovens se qualificarem, de modo a obterem uma profissão. Os cursos são justamente um norte para que eles possam ingressar no mercado de trabalho após o fim do período no Exército”, explicou Daniela Almeida. 

Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias