Compartilhar

Paraíba

Presidente da FIEPB participa de Talk Show sobre Neoindustrialização durante o Mundo SENAI

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 08 de agosto de 2024

O “Diálogo com o Presidente” foi acompanhado por presidentes dos sindicatos patronais da Indústria


Na programação do Mundo SENAI desta quinta-feira, (08/08), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, Cassiano Pereira, participou de um Talk Show, onde debateu sobre a Neoindustrialização, com o coordenador de parcerias do SENAI PB, Thiego Brandão.

O “Diálogo com o Presidente” foi acompanhado por presidentes dos sindicatos da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário da Paraíba – SINDUSCON - PB, Lamartine Alves, da indústria de Bebidas em geral – SINDBEBIDAS - PB, Múcio Fernandes, da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho da Paraíba – SINDSEG-PB, Guilherme Estrela, da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande – SINDIPAN-CG, Afonso Luis de Melo, da Indústria Gráfica da Paraíba – SINDGRÁFICA – PB, Marcone Rocha, da indústria de Doces e Conservas Alimentícias da Paraíba – SINDOCES – PB, Clodoaldo Amorim e da Indústria do Vestuário da Paraíba – SINDVEST – PB, João Fernandes, e pelo 1º secretário da FIEPB, Geraldo Dias.

“E com a participação de todos vocês aqui presentes que consolidaremos o processo de Neoindustrialização, na Paraíba. Investindo em tecnologias e inovando o processo produtivo das indústrias, proporcionado um avanço, tornando assim, o setor industrial mais forte e competitivo” disse o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.

Durante a programação, o presidente da FIEPB falou dos desafios que o setor enfrenta, como a carga tributária e a insegurança jurídica.

“Temos que reduzir a carga tributária, e conseguiremos isso com a Reforma Tributária nos moldes propostos pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, como por exemplo, a redução, de 60 para 30 dias, do prazo padrão de análise do pedido de ressarcimento dos saldos credores de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Precisamos de políticas industriais que tragam mais segurança para os industriais ampliarem os investimentos”, ressaltou Cassiano Pereira.

No Talk Show, o coordenador de Parcerias do SENAI, Thiego Brandão explicou como a instituição tem colaborado com a Neoindustrialização na Paraíba.

“O primeiro passo para avançarmos nesse processo é unir forças, e é isso que o presidente da FIEPB, tem feito através da integração dos vários segmentos da indústria. São setores que estão mais próximos da Federação, e consequentemente do SENAI, e essa força facilita a criação de políticas industriais, que estimulam a capacitação profissional, oferecida por nós, em diversas cidades da Paraíba”, afirmou Thiego Brandão.

No evento, aconteceu ainda uma homenagem a dois ex-alunos do SENAI, o mecânico de manutenção, Ivan Pereira de Araújo, que aos 83 anos continua em plena atividade profissional. Na ocasião, ele recebeu uma comenda, do diretor presidente da Mibra Minérios, Manoel Cassiano de Amorim Pereira, referência no setor mineral paraibano. E o ex-aluno da mesma área profissional, Gutemberg Silva Santos, que recebeu a honraria, do presidente da Federação das Indústrias, Cassiano Pereira.

Na programação, a superintendente do SESI, Silvia Pereira, apresentou o portfólio de serviços da instituição, nas áreas de Promoção de Saúde, Saúde e Segurança no Trabalho e Educação. Já a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Raquel Leite falou sobre a atuação do IEL, através dos Programas de Estágio, Jovem Aprendiz e de Capacitação Empresarial, e ainda apresentou as ações estratégicas para o negócio neste ano de 2024. Em seguida a diretora Regional do SENAI PB, Daniela Almeida, convidou os participantes para uma visita orientada no SENAI da Prata, onde foram apresentados os cursos e serviços técnicos oferecidos pela instituição.

O evento Mundo SENAI acontece até esta sexta-feira, 09/08, nas unidades do SENAI na Prata, em Campina Grande, e nas cidades de Sousa, Bayeux e João Pessoa, e a expectativa é que cerca de 7 mil estudantes passem pelas unidades da instituição em todo o estado.

Outras Notícias