O professor de Filosofia, Cícero Maxciel do SESI de Sousa, é um dos poucos paraibanos que teve o privilégio de acompanhar a abertura da WorldSkills 2019, na cidade de Kazan, na Rússia. Ele desembarcou no país, no último dia 19/08, juntamente com um grupo de representantes do SESI e do SENAI de vários estados brasileiros.
Ao desembarcar na Rússia, Cícero realizou o sonho de fazer uma viagem internacional e ainda está tendo a oportunidade de conhecer Kazan, a capital da república do Tartaristão, a sexta mais populosa cidade da Rússia, que reúne uma grande lista de atrativos.
Em Kazan, a delegação brasileira participou de um jantar com o presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Braga de Andrade, e ainda fez um city tour por diversos pontos turísticos da capital, entre eles a igreja da anunciação, conhecida como kremlin do Tartaristão, um monumento que permite olhar para os mil anos de história do Tartaristão.
“Eu tenho compartilhado com meus colegas de viagem que não há palavras para descrever a experiência que estamos tendo aqui em Kazan. É a primeira vez que faço uma viagem para o exterior e estou encantado com tudo, por onde passamos encontramos jardins floridos. Kazan é uma cidade linda, muito organizada, limpa e arborizada”, comentou.
Ontem, Cícero acompanhou a abertura oficial da 45ª edição da WorldSkills, um espetáculo de alta tecnologia, com luzes, música e dança, que contou com a presença do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, que declarou aberto o torneio.
“Foi uma experiência ímpar participar da abertura da WorldSkills, emocionante ver tantos países reunidos por um objetivo único que é o desenvolvimento da educação profissional. Estamos em um momento que o trabalhador precisa investir na sua formação profissional e a WorldSkills reforça bem isso”, disse o professor do SESI.
A participação de Cícero Maxciel, na WorldSkills é uma premiação que ele recebeu por ter vencido o ranking especial de outubro a dezembro, do Aplicativo Geração SESI SENAI, e alcançado a melhor pontuação na soma de todos os rankings de 2018, sendo o 1º colocado entre os docentes do SESI e SENAI do Brasil.