Indústria Explica

Programa Mais Aprendiz: como o IEL atua na integração entre empresas e aprendizes

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 03 de agosto de 2022

O programa, criado pelo IEL, atua na educação teórica dos jovens profissionais e capacitações comportamentais, como os conteúdos relacionados à criatividade e inovação que os auxiliam no desenvolvimento e formação no mercado de trabalho.

A Lei de número 10.097 criada no ano de 2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem ou Lei do Jovem Aprendiz, prevê a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, ou pessoas portadoras de deficiência, sem limite de idade, em empresas de médio e grande porte. Os jovens contratados têm benefícios que começam na assinatura da carteira de trabalho por parte do contratante, como a aprendizagem teórica e prática no mercado de trabalho. Para o processo, uma instituição deve ser contatada para buscar o próximo jovem aprendiz e o qualificar.

O Mais Aprendiz é um programa do Instituto Euvaldo Lodi - IEL que atua na educação teórica dos jovens profissionais e capacitações comportamentais, como os conteúdos relacionados à criatividade e inovação que os auxiliam no desenvolvimento e formação no mercado de trabalho. Andrea Brandão é coordenadora do programa e explica como o IEL da Paraíba atua na integração empresa-aprendiz.

“O Mais Aprendiz é um programa de aprendizagem profissional, amparado pela Lei da Aprendizagem e possui proposta educacional diferenciada. Além das atividades práticas na empresa, o jovem realiza as atividades teóricas, ministradas uma vez por semana nas dependências do IEL. Dessa forma, o aprendiz é um jovem que estuda e trabalha”, Andrea Brandão, coordenadora do Mais Aprendiz.

No primeiro trimestre de 2022, o IEL da Paraíba matriculou mais de 1.200 jovens aprendizes através do programa, oferecendo qualificação educacional em mais de 350 empresas do estado, como a Alpargatas, o São Braz, a Magazine Luiza, por exemplo. Através do Instituto, empresas do estado tiveram a oportunidade de qualificar e treinar os jovens de maneira eficiente para as demandas de atuação em seu segmento de maneira diferenciada em busca do melhor rendimento profissional e de resultados futuros para o mercado de trabalho.

“O IEL é responsável pela formação teórica dos aprendizes empregados pelas empresas que mantêm a parceria. Com isso, os aprendizes recebem treinamento específico na área em que atuam na empresa”, explica a coordenadora do programa no IEL da Paraíba.

A contratação de aprendizes é uma forma da empresa promover a inclusão e ter jovens trabalhadores ativos que podem desenvolver soluções inovadoras em caminhos alternativos na empresa. É através do programa que o jovem tem sua primeira experiência no mercado de trabalho, desenvolvendo o senso de liderança e a aprendizagem nas empresas contratantes. “A aprendizagem profissional é fundamental para o público-alvo envolvido, pois os adolescentes têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e obter qualificação profissional. Por outro lado, para as empresas contratantes, é uma oportunidade de treinar os funcionários de acordo com as necessidades da empresa”, complementa Andrea.

A parceria entre o IEL e empresas parceiras também podem contar com a participação de outras casas do Sistema da Indústria, como o SENAI e o SESI para a formação profissional. Nesse caso, o IEL participa ativamente do processo de seleção e regulamentação do jovem aprendiz, atuando como representante da empresa, mas também trabalha juntamente com a instituição parceira no planejamento de alocação dos selecionados. Uma das últimas parcerias desse modelo foi entre IEL e SENAI que formarão jovens aprendizes em Aprendizagem Técnico Profissional para a CAGEPA.

“As casas têm seu próprio programa de aprendizagem. No entanto, a parceria que estabelecemos entre o IEL e o SENAI é com a Cagepa, e o IEL encaminha os jovens para o SENAI e atua como interlocutor da empresa. Para os jovens, é mais uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, explica Andrea Brandão.

A inserção no mercado de trabalho através do programa Mais Aprendiz é uma adição para a sociedade educacional, econômica e social que busca aprimorar a qualificação profissional de jovens que não tem experiência no mercado de trabalho. É através do projeto de educação realizado com empresas parceiras que os jovens adquirem desenvolvimento e crescimento profissional, além de terem as portas do mercado de trabalho da Paraíba abertas para sua ingressão.

Para se cadastrar no programa Mais Aprendiz do IEL, acesse o link www.minervaweb.com.br/login ou obtenha outras informações através dos telefones:  (83) 2101-5300 ou 3241-6003.

Texto/Colaboração: Laura Almeida