Compartilhar

Programa SENAI de Ações Inclusivas promove reintegração social

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 09 de fevereiro de 2012

Baseado no Decreto Lei 8.213/91, que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contra
Baseado no Decreto Lei 8.213/91, que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiência, o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) busca desenvolver o acesso de pessoas com deficiências físicas e sensoriais ao mercado de trabalho. O Programa é desenvolvido através de parcerias entre o SENAI e instituições públicas e privadas, além de empresas.
 
O grande objetivo do PSAI é oportunizar a educação profissional para todos os cidadãos que por algum motivo sócio-cultural, econômico ou por preconceito, são impedidos de ter acesso a esse Direito Constitucional. 
 
O Programa desenvolve suas ações a partir de três vertentes distintas.  A primeira delas é a de Etnia, destinada para a inclusão do negro, do índio e dos ciganos nos cursos e programas do SENAI. A segunda vertente está relacionada ao Gênero e tem como foco a inclusão da mulher em cursos considerados masculinos e a inserção de homens em atividades rotuladas como unicamente femininas. A terceira e última linha trabalha a questão da Terceira Idade, sendo voltada às pessoas em processo de envelhecimento, como forma de possibilitar o ingresso ou o reingresso delas no mercado de trabalho.  
 
Para participar do Programa SENAI de Ações Inclusivas, o candidato deve procurar qualquer uma das unidades do SENAI na Paraíba e se informar sobre horários e cursos disponíveis.
 
Para outras informações () 2101–5448.
 

Colaboração/Texto: Nathália Lucena

Outras Notícias