Compartilhar

Projeto “Ação SESI Recicla” será lançado na próxima sexta-feira

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 29 de outubro de 2008

A crescente produção de lixo nos centros urbanos tem causado preocupação em muitas pessoas, tendo em
A crescente produção de lixo nos centros urbanos tem causado preocupação em muitas pessoas, tendo em vista a dificuldade em se conseguir locais para o depósito dos resíduos sólidos. Um ser humano produz uma quantidade de lixo de aproximadamente 5 kg diariamente. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta para este problema.
 
E seguindo essa premissa, o CAT Aprígio Velloso lança na próxima sexta-feira, dia 31, o projeto Ação SESI Recicla. Baseado na prática dos três “Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar), a Ação vem colaborar com a recuperação dos resíduos através do descarte seletivo.
 
O projeto será desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis - COTRAMARE e a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG através da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola. A proposta é fazer a coleta seletiva de todo material descartado, envolvendo, informando e conscientizando alunos e colaboradores.
 
O projeto será aberto com uma palestra ministrada pela Professora Mestre e doutoranda em recursos naturais Luíza Eugênia Mota Rocha Cirne, que na ocasião vai explanar sobre a importância da reciclagem orientando os colaboradores. Durante a semana o Grupo de Teatro Heureca fará uma sensibilização em todo o Clube do Trabalhador conscientizando os alunos através de ações, brincadeiras e dinâmicas. No clube serão espelhadas as lixeiras de coleta seletiva, dividida de acordo com as respectivas cores e materiais: Azul – Papel; Amarelo – Metal; Verde – Vidro; Marrom – Orgânico e Vermelho – Plástico.
           
Conheça os Benefícios da Coleta Seletiva: 
 
Menor redução de florestas nativas;
Reduz a extração dos recursos naturais;
Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
Economiza energia e água;
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões;
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
Diminui o desperdício;
Melhora a limpeza e higiene da cidade;
Previne enchentes;
Diminui os gastos com a limpeza urbana;
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas;
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;
Mais informações pelo telefone: () 3182 3490.
 
Colaboração/texto: Renata Rodrigues.

Outras Notícias