Projeto do SESI dá uma nova oportunidade de vida para Jovens de CG

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 15 de setembro de 2011

A vida de Daniela* 22 anos, parece ter ganhado um novo sentido nesta quarta-feira, 14/09, a jovem aluna do Projeto Vira Vida em Campina Grande, participou da Aula Inaugural do Projeto. O ingresso dela no Vira Vida foi marcado por sonhos, e novas perspectivas. “Minha Expectativa é que agora a minha vida possa melhorar, vou fazer o curso de Gestão em Negócios e desejo trabalhar, para proporcionar uma vida melhor aos meus filhos, e a toda minha família”, afirmou.

Assim como ela, 57 jovens de Campina Grande iniciaram uma nova fase, marcada por mudanças e oportunidades profissionais. O Projeto Vira Vida vai capacitar mais três turmas de jovens e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade, oferecendo cursos nas áreas de Gestão de Negócios, Calçados e Alimentos.
A aula Inaugural aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, e reuniu a superintende do SESI, Lúcia Macedo, a coordenadora Estadual do Projeto, Grinete Pinheiro e o Presidente do Conselho Nacional do SESI, e idealizador do Vira Vida, Jair Meneguelli.

“O Vira Vida tem sido um sucesso, nós começamos com um projeto piloto em quatro Estados, e hoje já implantamos em 14,  até o final de 2012 a meta é ter o Vira Vida presente em todo o Brasil. A empregabilidade destes jovens tem sido quase 80%, os que não estão empregados estão em processo de seleção. É um projeto que tem começo, meio e fim, que resgata a auto estima dos jovens, prepara eles para o mundo do trabalho, e o meu sonho é que um dia esse Projeto venha a se tornar uma política pública”, revelou Jair Meneguelli.

O Projeto do SESI que tem duração de um ano proporciona o resgate da autoestima e do vínculo familiar, oferecendo aos alunos e familiares atendimentos psicológico, odontológico e médico. Na Paraíba, o Vira Vida foi implantado em 2010, e já formou mais de 60 alunos em Campina Grande e João Pessoa, através de parcerias com outras entidades do Sistema S, como SENAI, SEBRAE, SESC e SENAC, e têm duração média de um ano.

Patrícia*20 anos, concluiu o Curso de Gestão de Negócios, agora tem uma profissão, e um melhor relacionamento com os familiares. “ Com os cursos que fiz através do Projeto Vira Vida, vai ser mais fácil entrar no mercado de trabalho, que exige pessoas cada vez mais capacitadas. Depois do Vira Vida, aprendi a respeitar as idéias dos meus familiares, a amar mais aqueles que estão a minha volta, e o meu sonho hoje é crescer, e poder oferecer uma vida melhor para minha família”, afirmou

A Coordenadora Estadual do Vira Vida, Grinete Pinheiro explica que ao longo de um ano o Projeto tem promovido grandes transformações. “Além de um visível resgate de autoestima, nós podemos dizer que o projeto tem restabelecido os vínculos familiares. Percebemos  que os jovens chegam no Projeto com o desejo de mudança, de mudar para a família, de mudar para o mundo, e isso nós conseguimos fazer. Já estamos colhendo os frutos do Vira Vida, temos 11 jovens atualmente no mercado de trabalho e o nosso compromisso é ampliar esse número “, enfatizou.

Informações adicionais sobre o Projeto através do telefone: () 2101-8282.

*Nomes são fictícios para resguardar a identidade das alunas do Projeto.