Projeto paraibano disputa prêmio Ethos 2009

Por Tássita Araújo/Campina Grande - PB - Publicado 28 de setembro de 2009

O Global Forum Nordeste, evento ocorrido em abril deste ano, além de promover o debate sobre a sustentabilidade, também foi um grande incentivador para iniciativas que efetivassem a responsabilidade social do planeta.

O Forum abriu espaço para projetos como o trabalho “Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento dos Catadores da Cotramare”, objeto de estudo para Doutorado da professora Luísa Cirne, que conta com a colaboração do professor Marx Prestes Barbosa. O projeto é um dos finalistas para a disputa do Prêmio Valor Ethos 9ª edição, referência nacional em premiações na área de responsabilidade social.

O estudo faz parte do programa de mobilização social em saneamento ambiental da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e visa sensibilizar empresas, condomínios, zona rural, ONGs, escolas, clubes de serviços e a comunidade do município, para o problema da gestão dos resíduos sólidos, envolvendo as esferas sociais, ambientais e econômicas na área urbana e rural.

Segundo a professora Luiza, o trabalho se propõe a testar nas empresas a implantação de um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos como vidro, papel, plástico, metais e óleo de cozinha usado, destinando este material recolhido para a Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare), que esteve com um stand durante o Global Forum apresentando seus produtos.

O projeto irá concorrer com os demais finalistas ao Troféu Prêmio Ethos-Valor. Os vencedores do concurso nas subcategorias Graduação, Pós-Graduação, Artigo de Pesquisa, Plano de Ensino e Mista, e Temática serão conhecidos no próximo dia 14 de outubro, durante o Seminário Educação para Sustentabilidade, que ocorrerá no SESC Paulista, em São Paulo.

De acordo com a professora, o reconhecimento do estudo se expressa na alegria da equipe, formada pelos dois professores citados e três alunos. “Apesar de ainda sermos apenas finalistas, já consideramos esse fato um prêmio para nós, tendo em vista que entre 259 trabalhos de todo Brasil, fomos escolhidos entre os três primeiros. Isso vem validar nosso trabalho para solução dos problemas ambientais, sociais e econômicos que se encerram nos resíduos sólidos do município”, comenta.

A pesquisadora afirma ainda que o grupo pretende ampliar as ações em outras esferas empresariais, além de estabelecer parcerias com a Federação das Indústrias da Paraíba, no intuito de desenvolver uma bolsa de resíduos sólidos para o reconhecimento e o fortalecimento do trabalho dos catadores do Estado.

Colaboração/Texto: Gabriel Alves
Crédito/Foto: www.midia4producao.blogspot.com