O Projeto foi adotado pela Prefeitura de João Pessoa, em 2005, a primeira escola a adotá-lo foi a Municipal João Vinagre. O Xadrez Vivo funciona como uma ferramenta pedagógica, que estímula o raciocínio lógico, matemático, além de auxiliar nas relações sociais, e melhorar o perfil psicológico dos alunos.Atualmente, 12 escolas do município participam do projeto, envolvendo mais de 200 alunos do ensino básico e fundamental da rede pública municipal.
De acordo com o Coordenador do Projeto na Escola Monteiro Lobato, José Igor, uma pesquisa realizada com os alunos participantes do projeto identificou um aumento no rendimento escolar em torno de 40%, principalmente nas disciplinas de matemática, português (interpretação e compreensão de textos) e Geografia (Relações sociais).
Emerson Cleber, fala que o projeto lhe proporcionou uma maior interaçăo com os colegas em sala de aula |
A equipe técnica do projeto é formada por oito pessoas, entre professores, psicológos, orientadores e diretores. A diretora da escola, Rosália Ferreira Leite disse que conheceu o projeto durante uma capacitação. "Fiquei sabendo que o projeto era desenvolvido em Santa Catarina, e fiz uma pesquisa, no ano passado resolvi implantar em nossa escola. Percebemos que depois do projeto dobrou o número de matrícula, em 2006 , eram 200 alunos matriculados,este ano temos 473, e até os pais dos alunos querem participar do projeto, por isso pretendemos ampliá-lo para toda a comunidade", disse a diretora.