O estímulo à iniciação científica nas Escolas SESI da Paraíba foi reconhecido e premiado na edição 2022 da FEBRACE, considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia.
Este ano o evento selecionou 497 projetos de estudantes de todo o Brasil, e no último sábado, 26/03, as iniciativas com maior potencial criativo e rigor científico, foram premiadas durante uma solenidade virtual transmitida pela plataforma FEBRACE Virtual.
O projeto “Sacola Cactus Biodegradável Antibacteriana” desenvolvido na Escola SESI de Patos, que busca reduzir o impacto ambiental das sacolas plásticas, recebeu dois prêmios no evento, o de Destaque, como o melhor projeto da Paraíba, e o 4º lugar geral, da FEBRACE, na categoria Ciências Biológicas.
A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos do 3º ano do ensino médio, Andresa Onassis Chagas da Silva, Bruno Cézar de Medeiros Santos e Rauanny Silva Alves de Lucena, sob a orientação da professora de Ciências Biológicas, Anni Mabelly Felipe Queiroga Gouveia.
“Participar da FEBRACE foi um experiência única, poder mostrar nosso trabalho em uma feira tão reconhecida é algo incrível. As empresas hoje em dia estão buscando diminuir os impactos ambientais causados principalmente pela poluição, e emissão de gases atmosféricos. E desenvolver um projeto que é uma aposta para um futuro melhor, com um meio ambiente mais preservado, e ainda sermos reconhecidos por isso é algo realmente gratificante”, concluiu a estudante, Rauanny Silva.
A proposta é reduzir a poluição do meio ambiente, eliminando as sacolas de plástico tradicional, através da criação de um produto biodegradável e antibacteriano que aumenta ,por exemplo, a duração dos alimentos acondicionados nela. O produto é feito a partir da palma forrageira, facilmente encontrada no sertão nordestino, e que possui poucas exigências em relação ao cultivo, tendo em vista o solo e o clima favoráveis.
“É uma honra ser orientadora desses jovens cientistas e acompanhar esse grande feito que é o reconhecimento de muito trabalho e dedicação através dos prêmios da FEBRACE. A palavra de hoje é apenas gratidão, porque esses prêmios são estímulos para que esses alunos que estão tendo a oportunidade de fazer ciência ainda no ensino médio, possam ir além, desenvolvendo a capacidade criativa e as diversas habilidades envolvidas nesse processo”, ressaltou a professora, Anni Mabelly.
Outros dois projetos da Escola SESI da Paraíba também foram premiados na Feira. “O Nutrizon: Uma Alternativa para sua suplementação” recebeu o Prêmio da Feira Mineira de Iniciação Científica, que aconteceu na programação da FEBRACE, e o “Clean River: Filtro Biodegradável para limpeza do Rio Paraíba nas imediações da cidade de Bayeux”, ficou em 3º lugar no Prêmio Marinha do Brasil: Mentalidade Marítima, ambos foram desenvolvidos na Escola da cidade de Bayeux.
O Nutrizon foi idealizado pelos alunos Alexandro de Oliveira Aguiar Filho, Allana Gisela Borges de Souza e Italo dos Santos Alves Barbosa, com o objetivo de auxiliar às necessidades nutricionais, tendo como público alvo crianças e adolescentes, promovendo um produto que incentiva bons hábitos alimentares. já o Clean River pelos alunos: Jeymison Lucas Fernandes Barbosa da Silva, Matheus Albuquerque Gomes e Natanael Silva dos Santos consiste num dispositivo feito com materiais biodegradáveis, como o bambu, para a limpeza do rio Paraíba, com o objetivo de ajudar o meio ambiente, e tornar a água do rio propícia para o uso humano. Os dois projetos foram orientados pelos professores Aline Alves Almeida e Petronio Bezerra Gama.
“Essa premiação é gratificante para toda equipe, pois é um reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido e serve de inspiração para outros estudantes pensarem de forma crítica, e buscarem encontrar soluções inovadoras para problemas cotidianos, presentes na sociedade”, comentou Aline Alves, professora orientadora dos projetos.
FEBRACE
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes que o executam e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que eles concebam e desenvolvam projetos investigativos.