Compartilhar

Paraíba

Projetos inovadores desenvolvidos pelo SENAI são apresentados para especialistas da área de C&T

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de dezembro de 2021

Através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, o SENAI tem conseguido ampliar a visibilidade dos projetos desenvolvidos na instituição, gerando oportunidades de negócios. 


Nesta quinta-feira, 16/12, o SENAI Distrito Industrial localizado em João Pessoa, recebeu a visita de três representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da prefeitura da capital, que tiveram a oportunidade de conhecer os protótipos dos projetos de inovação desenvolvidos por alunos e instrutores da instituição.

Estiveram no SENAI, Tarcísio Júnior, diretor de Fomento e Competitividade da SECITEC, Marcelo Jardim, Coordenador de Empreendedorismo, e Roosevelt Albuquerque, da Divisão de Pesquisa da Secretaria, que foram recebidos por Thiego Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI PB, e por Ester Barbosa que é interlocutora do INOVA SENAI, em João Pessoa.

Na ocasião, a equipe da SECITEC conheceu os projetos desenvolvidos para a edição 2021, do INOVA SENAI, evento que tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação.

“Nossa missão é apoiar o ecossistema tecnológico, fazendo a conexão entre o setor produtivo, acadêmico e governamental. Assistimos as apresentações dos projetos desenvolvidos pelo INOVA SENAI e identificamos muita sinergia com o trabalho que estamos realizando junto à SECITEC e o mercado local. Espero nos próximos meses ver novas startups criadas e os projetos apresentados servindo à população paraibana”, afirmou Tarcísio Júnior, diretor de Fomento e Competitividade da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa.

Para a interlocutora do Inova SENAI, na Unidade do Distrito Industrial da capital, Ester Barbosa, a visita da equipe da SECITEC foi um momento muito importante para os alunos, que receberam orientações valiosas. “Foi uma oportunidade ímpar para nossos alunos, que tiveram a chance de apresentar as inúmeras soluções inovadoras que desenvolvemos para a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa. E durante a apresentação, os representantes da SECITEC mostraram para os alunos as mais diversas possibilidades que eles têm para transformar os protótipos em produtos incorporados pelo mercado, os caminhos que devem trilhar para essa consolidação, então foi um momento muito proveitoso para todos nós que fazemos parte do SENAI”, comentou Ester Barbosa, Interlocutora do Inova no SENAI Distrito Industrial de João Pessoa. 

Através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, o SENAI tem conseguido ampliar a visibilidade dos projetos desenvolvidos na instituição, gerando oportunidades de negócios. Um exemplo disso é o protótipo do Agrointeligente, um dispositivo que automatiza sistemas de irrigação por meio de um aplicativo, que foi criado pela equipe do SENAI, da capital, e está em processo de negociação com empresas.

Durante o desenvolvimento do dispositivo, os alunos do SENAI, trabalharam conceitos como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Cloud Computing que estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas do setor agropecuário, tornando as operações mais eficientes e produtivas.

Com o desenvolvimento do Agrointeligente, o SENAI colabora para o avanço tecnológico do setor, que tem se modernizado e em consequência disso, comemora o aumento da produtividade. 

A partir do desenvolvimento dessas soluções inovadoras, e diante do potencial identificado em cada projeto, o SENAI busca atrair empresas que possam investir, recursos financeiros, mas também mentorias para ajudar no desenvolvimento do negócio.  E neste processo, estão sendo buscados parceiros para captação de investimento e network junto a potenciais investidores.

Outras Notícias