Protocolo de Intenções para Instalação de Termoelétrica é assinado na FIEP

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de junho de 2007

Lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade campinense participaram hoje, 20/06,

Lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade campinense participaram ontem, 20/06, pela manhã na FIEP da solenidade de assinatura do protocolo de intenções para a instalação da usina termoelétrica de Campina Grande, que deverá ser construída pela empresa Wartsilla Brasil. O protocolo foi assinado pelo Governador do Estado, Cássio Cunha Lima, o Prefeito, Veneziano Vital do Rêgo e o gerente de desenvolvimento da Wartsilla Brasil, José Faustino.

A usina a ser instalada em Campina Grande será a maior das administradas pela Wartsilla Brasil, que já possui 16 unidades conhecidas como Plantas de Energia instaladas no país. "Escolhemos Campina Grande, para instalar mais uma unidade, porque aqui é um Pólo de Desenvolvimento, e também pelos incentivos que recebemos do Estado e da Prefeitura, enfatizou José Faustino. O empreendimento deverá gerar 800 empregos na construçção do prédio e mais 100 quando for concluída, garantiu Faustino.

Para a instalação da usina na cidade, tanto o governo do Estado como a Prefeitura Municipal se comprometeram a oferecer incentivos fiscais à empresa. a Prefeitura cedeu um terreno para a construção da usina, na Alça Sudoeste da cidade, com uma área de 10 hectares, e o governador autorizou a redução de ICMS de 17% para 12% para o óleo combustível que será usado pela usina, e determinou também que os impostos referentes à importação dos equipamentos sejam deferidos.

A usina deverá gerar 168 mw de potência, as obras estão orçadas em R$ 300 nilhões, e estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2008, devendo ser concluida num prazo de um ano e meio, e o fornecimento de energia estará disponível em 2010.

Para o Presidente da FIEP, Francisco Gadelha, presente à solenidade, a iniciativa da ação conjunta entre governo do estado e prefeitura municipal de Campina Grande, é de grande importância para o desenvolvimento industrial do estado.