Compartilhar

Psicóloga abre série de palestras online promovida pela FIEP em comemoração ao mês da mulher

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de março de 2021

Programação terá continuidade nos dias 25 de março, e 01 de abril

Nesta quinta-feira, 18/03, a psicóloga Josiplessis Marques, abriu a programação de palestras online do evento “Nenhuma de Nós está só!” que é promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em comemoração ao Mês da Mulher.

O tema abordado na primeira palestra foi “Sororidade: a força da aliança entre as mulheres”, e na ocasião, a psicóloga fez um retrospecto histórico lembrando as conquistas sociais que as mulheres tiveram nas décadas de 30 e 50, e que contribuíram para o surgimento da palavra sororidade.

“Quando fazemos um percurso na história da mulher, até chegarmos ao momento atual, nesse passando lá pelos anos de 1830, 1850, quando se inicia uma verdadeira revolução, com a mulher se inserindo no mercado de trabalho, percebemos que historicamente, a sororidade começou ali, quando nos EUA as americanas saíram das fazendas para os centros urbanos onde passaram a ocupar postos nas fábricas”, afirmou.

A especialista abordou sobre a etimologia da palavra sororidade, e lembrou que ela está relacionada a união das mulheres, algo que culturalmente é comum entre os homens. “A gente vai começar a perceber que a sororidade como termo, vem do latim. A palavra Soro que é relativo a Irmãs, e que evoca a ideia de irmandade, que evoca solidariedade, fraternidade que vem do frater, e é exatamente um termo relacionado a irmãos e que a gente já percebe entre os homens, pois eles foram educados, estimulados a defender os irmãos, foram estimulados a trabalhar em equipes”, explicou.

Enquanto isso, culturalmente, essa construção social, a mulher não teve todo esse estímulo para essa irmandade. Basta voltarmos a essas crenças disfuncionais, que refletem hoje nesse sexismo distorcido, onde ainda hoje a mulher luta, desde 1963, com a aprovação do voto feminino nos EUA e isso foi se estendendo em várias partes do mundo.

Apesar de todas as conquistas que as mulheres tiveram, Josiplessis falou sobre uma realidade difícil que elas encontram no mercado de trabalho. “O IBGE aponta que as mulheres têm menos direito a postos de trabalho de destaque, de altas diretorias, normalmente elas têm salários mais baixos, e as mulheres negras sofrem muito mais no mercado de trabalho, e não avançaram tanto quanto poderiam”, relatou.

Por outro lado, a palestrante falou sobre a atuação decisiva das mulheres durante a pandemia. “As mulheres deram um show de resiliência durante a pandemia, segundo o Fundo de População das Nações Unidades, 70% da força de trabalho neste período pandêmico, foi de mulheres que estão atuando na saúde, na ciência e em serviços essenciais, foram elas que fizeram a descoberta do sequenciamento genético do novo coronavírus”, afirmou.

No encerramento da ´palestra, Josiplessis Marques falou da influência do ambiente biopsicossocial no comportamento do público feminino e masculino, e citou exemplos de mulheres que venceram tantas dificuldades e se consagraram no Brasil e exterior.

A programação terá continuidade nos dias 25 de março, com uma palestra da consultora em empreendedorismo, Syane Macedo, sobre “Mente Empreendedora: o empoderamento feminino no ambiente de trabalho”, e no dia 01 de abril, com a consultora de imagem e especialista em análises faciais, Cris Alves, que vai explanar sobre o tema “O poder da presença: o que sua imagem diz sobre você”. As palestras serão às 19h, com transmissão ao vivo pelo Instagram e no canal da FIEP no YouTube.

A proposta do evento “Nenhuma de Nós está só!” é promover o debate e a partilha de conhecimentos, com a participação de especialistas em comportamento, mercado de trabalho e negócios.

Para acompanhar a palestra completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=OFq0t9BPMkE

Outras Notícias