Qualidade de Vida no Trabalho

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 14 de julho de 2008

Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas. Tudo começou em 1925 como ginástica de pausa para operários, inicialmente na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha Oriental e em outros países, na mesma época. No Japão, foi implantada pela primeira vez em 1928, com os trabalhadores do correio. Após a Segunda Guerra Mundial, o programa se espalhou por todo o país, e hoje, mais de um terço dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente, tendo obtido como resultados, em 1960, a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar geral.

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901. Em decorrência da automação e do avanço tecnológico, a produção consome, hoje, uma menor massa de trabalho humano para produzir o mesmo tipo e volume de produto, em relação ao século XIX. Mas, infelizmente, a automação e a informatização não têm contribuído eficazmente para a saúde e qualidade de vida do trabalhador. O trabalho mecanizado trouxe uma escravidão exaustiva e desumana, ocasionando aumento da velocidade do trabalho, controle dos operadores de máquina e isolamento dos trabalhadores uns dos outros.

Com os avanços tecnológicos e a globalização da economia aumentou-se os riscos nos ambientes de trabalho, principalmente em razão do capitalismo selvagem e da exigência de maior produtividade com menor custo e em pouco tempo. Devido a todas essas exigências, a proteção e manutenção da saúde, da qualidade de vida e boas relações dos trabalhadores ficaram em segundo plano.

A atividade laboral vem se mostrando como um dos grandes aliados para a prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, melhor integração entre os empregados e maior satisfação. Seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social para o trabalhador e são inúmeras as vantagens para a empresa como, por exemplo, a efetiva melhoria do meio ambiente de trabalho, pois colaboradores saudáveis e felizes produzem mais e melhor.

Na Paraíba, o Programa Lazer Ativo do Serviço Social da Indústria inclui o SESI Ginástica na Empresa, difundindo a atividade físico-preventiva e socioeducativa, desenvolvida de forma coletiva pelo trabalhador. Atualmente, o programa contempla cerca de 13.500 trabalhadores de 35 empresas do Estado. Algumas delas já adaptaram-se à promoção de vida saudável, de forma que montaram, na própria estrutura, salas especiais de massagens e ginástica laboral. “Percebemos a satisfação dos nossos colaboradores, quase 2270 industriários, à medida que é realizada, diariamente, a ginástica. Nas unidades de Santa Rita e João Pessoa, o programa é desenvolvido na forma de compensação, alongamento e relaxamento”, concluiu a Supervisora de Recursos Humanos da São Paulo Alpargatas, Eugênia Ávila.

A atividade física não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. O objetivo do Programa SESI Ginástica na Empresa é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:

- Trabalham a reeducação postural,

- Aliviam o estresse,

- Diminuam o sedentarismo;

- Aumentam o ânimo para o trabalho;

- Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;

- Aumentam a integração social;

- Melhoram o desempenho profissional;

- Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;

- Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

- Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

Benefícios para a Empresa
O SESI Ginástica na Empresa contribui para a redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.
Benefícios para o Funcionário

A prática do Programa SESI Ginástica na Empresa previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disso, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante do Programa é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.