Compartilhar

Qualificando para a Prevenção de Acidentes do Trabalho

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 24 de outubro de 2008

Capacitar o industriário em prevenção de acidentes do trabalho com uma nova abordagem em saúde e seg
Capacitar o industriário em prevenção de acidentes do trabalho com uma nova abordagem em saúde e segurança ocupacional. É com esta visão que o SESI está treinando integrantes de comissões de prevenção utilizando o novo Manual da CIPA.
 
Na região de abrangência do Centro de Atividades João Úrsulo Ribeiro Coutinho, SESI de João Pessoa, que compreende as cidades de Belém de Caiçara, Santa Rita, Bayeux, Alhandra, Guarabira, Mulungú, Cabedelo, Rio Tinto e João Pessoa, cerca de 140 industriários de 18 empresas já receberam o treinamento de CIPA com o material.
 
O Novo caderno do aluno está sendo utilizado por todos os Departamentos Regionais e foi elaborado por uma equipe de especialistas na área de saúde e segurança do trabalho, entre eles o engenheiro mecânico de projetos e de segurança do trabalho, Mário Luiz Fantazzini.
 
As comissões atuam como responsáveis pela preservação da vida e a promoção da saúde e segurança do trabalhador. A implantação da CIPA, formada por empregados eleitos e designados pela empresa e quem tem mandato de um ano, é prevista na Legislação Trabalhista.
 
O caderno mantém a grade curricular determinada pela Legislação, mas com uma didática diferente, ele aborda temas atuais como: a equidade no trabalho, a inclusão de pessoas com deficiência física na empresa, emprego do jovem, além do trabalho da mulher e o racismo no ambiente ocupacional.
 
Ministrado por profissionais habilitados em saúde e segurança do trabalho do SESI, o curso vem recebendo uma boa aceitação do industriário paraibano. E no setor industrial está atendendo as expectativas das empresas quanto à formação dos cipeiros na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
 
O curso já foi ministrado nas seguintes empresas: 3 de Maio, em Belém de Caiçara, Brastex, no município de Santa Rita, Repet, na cidade de Alhandra, Intergriffe`s, Ambev, Coteminas, Sescoop,NL Hotéis, Brastex,TV Cabo Branco,CDL distribuidora de alimentos, Intrafrut e Select na capital, calçados Rogério, localizada em Guarabira, Funetec (posto escola)  na cidade de Bayeux, Icatel em Cabedelo e cerâmica DRM no município de Rio Tinto.
 
O Serviço Social da Indústria atende as empresas em horários de trabalho que melhor atenda suas necessidades produtivas. Informações adicionais sobre o curso pelo telefone: () 3233 - 1018.
 
Colaboração: Texto/Foto: Eli Almeida.

Outras Notícias