Redes Sociais: estratégia de desenvolvimento em Cajazeiras

Por Sueli de Sá - Cajazeiras/PB - Publicado 28 de maio de 2009

Mesa Redonda da Ação Global reúne lideranças políticas, empresariais e comunitárias em torno de disc
Foi realizada ontem (/5) a Mesa Redonda da Ação Global 2009, no Centro de Promoção Humana e Social de Cajazeiras. Lideranças políticas, empresariais e comunitárias participaram das discussões em torno do tema “Redes Sociais: Estratégia de Desenvolvimento Local Sustentável”.

O consultor do SESI – Departamento Nacional, Eliseu Calsing, abriu a programação com uma palestra explicativa sobre o tema. Ele falou dos objetivos da Ação Global e das Redes Sociais como estratégia de Desenvolvimento Local para Cajazeiras.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social do Departamento Regional do SESI/CE, Cibele Borges, apresentou um case de sucesso desenvolvido desde 2008. A “Rede de Agentes de Responsabilidade Social” é um projeto aprovado em 2007 e que vem sendo realizado pelo SESI do Ceará com sucesso junto às empresas daquele Estado.

Também participaram da Mesa Redonda, o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, o professor Fábio de Freitas Pereira, diretor de Centro de Formação dos Professores da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras, Padre Agripino representando o movimento religioso da Igreja Católica, o Secretário de Promoção Social do Município e a representante da empresa Fiação Patamuté.

A Fiação Patamuté, uma das principais empresas do pólo industrial polarizado pelo município de Cajazeiras, alto sertão paraibano, apresentou seu case na área de responsabilidade social. De acordo com o relato da assistente social, Djacira Saturnino de Albuquerque Abrantes, a empresa que já tem 15 anos de história gera empregos diretos e indiretos na região, com investimentos em seu capital social interno, tais como: serviços de assistência médica, fornecimento de lanches, distribuição de cestas básicas, festas em datas comemorativas, educação básica, ginástica laboral e educação ambiental. Todos esses serviços oferecidos aos colaboradores da empresa.

Ao final das apresentações, o debate com a participação dos demais convidados, motivou discussões em torno das possibilidades que poderão ser adotadas pós-Ação Global, como estratégia de desenvolvimento local para Cajazeiras, um dos principais pólos industriais do Estado da Paraíba.