Reforma tributária é tema de reunião entre empresários e governadores do Nordeste

Por Agência CNI - Publicado 03 de setembro de 2007

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reúne hoje, em Recife, governadores e empresários da região Nordeste para discutir a reforma tributária. O encontro ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, a partir das 11h30.

Sete dos nove governadores da região confirmaram presença no evento: Eduardo Campos, de Pernambuco, Cid Gomes, do Ceará, Jaques Wagner, da Bahia, Wellington Dias, do Piauí, Wilma de Faria, do Rio Grande do Norte, Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Marcelo Deda, de Sergipe. O governador do Maranhão, Jackson Lago, será representado pelo vice, Luiz Carlos Porto, e o de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, será representado pela secretária de Fazenda, Maria Fernanda Vilella.

O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, e os presidentes das Federações das Indústrias dos Estados do Nordeste também participarão da reunião. Esse será o quarto encontro de governadores e empresários promovido pela CNI com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a reforma tributária.

O primeiro foi realizado em Brasília no dia 28 de junho, com um governador de cada região do país. A partir da segunda reunião, em Manaus, no dia 27 de julho, os encontros passaram a ser regionais. O terceiro foi realizado em Cuiabá, no dia 21 de agosto. Após a reunião de Recife, serão organizadas ainda as do Sul e do Sudeste, ainda sem datas definidas.

A intenção desses encontros é identificar os pontos em comum dos Estados em relação à proposta do governo de reforma tributária e, também, buscar soluções para as divergências. O empresariado e os governadores entendem que o momento econômico atual do país é propício para a discussão da reforma, conforme consenso nos documentos de cada uma das reuniões anteriores.