Representante do IEL-PB assume Secretaria Executiva do FEAP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de setembro de 2018

Nos últimos dias 18 e 19 de setembro, o Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional na Paraíba – FEAP – PB realizou em João Pessoa, uma capacitação sobre a Nova Legislação da Aprendizagem.

O evento contou com a participação de representantes de várias entidades qualificadas em promover a formação profissional na Paraíba, entre elas o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Núcleo Regional da Paraíba, e do SENAI.

Na ocasião, a Secretaria Executiva do Fórum de Aprendizagem do Ceará – Fabiana Paiva realizou um estudo dirigido sobre a Portaria nº 634-09/08/2018 e a Instrução Normativa nº 146- 25/07/2018 que dispõem das mudanças nos Cursos de Capacitação do Programa Jovem Aprendiz, e sobre a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional.

A capacitação contou também com a participação da Auditora Fiscal do Trabalho - Joana D'arc de Sousa, e Coordenadora FEAP-PB, e da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Edilene Lins Felizardo.

Durante a programação, a supervisora técnica de Educação do IEL - PB, Kátia Shirley Gomes Trigueiro assumiu a secretaria Executiva do Fórum na Paraíba. Entre as atribuições do cargo, estão elaborar relatórios, atas, ofícios, e demais atos necessários, diante das deliberações da Coordenação.

"O IEL, com o Programa Jovem Aprendiz, conscientiza as empresas para a importância da contratação de jovens, inserindo esses novos profissionais no mercado de trabalho. A aprendizagem é, portanto, uma forma de preservar a formação técnico-profissional com garantias da própria CLT, desta forma, em parceria com o Fórum Estadual de Aprendizagem do Estado da Paraíba, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, o Instituto como entidade formadora de Aprendizagem Profissional atuará fortemente na Secretaria Executiva do Fórum, na sensibilização para que esta importante função social exercida pelas empresas se torne cada vez mais importante no cenário paraibano, qualificando jovens identificados com as culturas organizacionais, o que trará benefícios para as organizações, para os jovens aprendizes e para toda sociedade", comentou o superintendente do IEL-PB, Euler Sales.

O Fórum é um espaço de articulação social de instituições governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, com vistas a estimular e promover o debate, mobilização e inclusão de aprendizes com ou sem deficiência no mercado de trabalho, bem como apoiar ações voltadas para a implementação e o aperfeiçoamento da Legislação da Aprendizagem.

O FEAP-PB reúne todas as instituições que estão envolvidas com a Aprendizagem Profissional na Paraíba, tais como o Ministério do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho e as instituições do “Sistema S”.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5300.