A luta por melhorias para o Porto de Cabedelo ganhou força junto à Câmara Federal, após reunião ocorrida, dia (/12), na sede do Sindicato dos Estivadores, naquela cidade. O evento contou com a presença do Deputado Federal, Marcondes Gadelha (PSB/PB) e do Deputado Estadual, Guilherme Almeida (PSB/PB).
Por quase três horas, cerca de 50 portuários, vereadores, dirigentes sindicais e demais interessados estiveram discutindo os próximos passos a serem tomados, na luta, após o adiamento da visita do Secretário Executivo da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, na qual ele estaria avaliando, in loco, a situação do porto paraibano.
A visita também teria como objetivo debater, com a sociedade paraibana e a comunidade portuária, uma saída viável para o problema do Porto de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, uma vez que, a Secretaria Especial de Portos presta assessoria direta ao presidente da República, na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e fomento do setor de portos marítimos. Assim como também, é responsável pela execução e avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura portuária marítima e dos portos outorgados às Companhias Docas. O Porto de Cabedelo, segundo o Ministério Público, tem vários problemas nos armazéns, silos e equipamentos, e outros.
Mesmo com a ausência do secretário, o tema em questão foi debatido entre os presentes e a luta foi fortalecida. "Estamos todos conscientes que a situação de penúria vivida pelo porto de Cabedelo atinge, diretamente, toda a Paraíba, porque dificulta o escoamento da nossa produção. Em face desta questão, quero apresentar aqui o meu compromisso em lutar, na esfera federal, por esta causa e, podem ter certeza, não descansarei sem que tenhamos o nosso porto revitalizado", afirmou Marcondes.
O vereador de Cabedelo Fábio Araújo (PCdoB), em debate, registrou palavras de reconhecimento ao esforço que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), através de sua direção, tem prestado a luta por melhorias para o porto de Cabedelo. "Reconhecemos o esforço e o apoio que temos recebido da FIEP, através do presidente Francisco Buega Gadelha, o qual tem sido bastante importante nesta guerra. Por outro lado, queremos deixar claro, que não vamos desanimar face as circunstâncias, sabemos que não é fácil, mas, a nossa luta continuará agora, com muito mais forças", revelou.
Ao final da reunião, o Deputado Marcondes Gadelha solicitou daquela comunidade portuária, que lhe fosse repassado, com a maior brevidade possível, um relatório registrando, dentro de uma visão técnica, a real situação do porto no momento atual. Assim, como fossem registrados os projetos considerados importantes pela classe, com fins de melhorias para o Porto de Cabedelo.
Fotos: DECOM/FIEP/SESI/SENAI/IEL