Compartilhar

Indústria Saúde

Saúde mental no ambiente de trabalho: saiba como o SESI da Paraíba atua e colabora com as empresas

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 31 de janeiro de 2022

Falar sobre o tema e ter uma campanha mundial voltada para isso pode ser um grande avanço para desmistificar o assunto e encorajar pessoas que sofrem desse problema a procurarem ajuda.


O mundo vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Um dos grandes impactos que atingiu a sociedade nas últimas décadas, e que atualmente já é considerado o mal do século, é a ansiedade. O Brasil possui uma das maiores taxas de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 o número de pessoas, no país, com algum transtorno de ansiedade chegava a 9,3%. A depressão, outro grande problema que acomete a sociedade, afeta 5,8% da população. No mundo são 322 milhões de pessoas, segundo a OMS.

A pandemia do novo coronavírus, atrelada a problemas socioeconômicos tem sido um grande fator para o surgimento e agravamento de problemas mentais no mundo. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) afirma que, no Brasil, a cada 10 pessoas 4 tiveram problemas de ansiedade durante a pandemia. Trazendo esses dados para o ambiente de trabalho, de acordo com um levantamento feito em 2021 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), cerca de 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade dentro do espaço de trabalho. Nesse mesmo estudo, 22% dos entrevistados afirmaram que o desânimo e a frustração contribuem demais para o desgaste emocional e físico. 

Diante disso, são necessárias políticas que integrem as pessoas em ações que pautem saúde mental e que normalizem esse debate, desmistificando as ideias da sociedade sobre o assunto. As empresas precisam adotar políticas internas para minimizar os efeitos do estresse do dia a dia no ambiente de trabalho.  O SESI da Paraíba, por exemplo, possui ações que colaboram para a promoção à saúde mental nas empresas, como explica a Gerente Executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/PB, Grinete Melo. “Hoje nós possuímos dez unidades que chamamos de Centro de Atividades do Trabalhador, distribuídos pelo estado, de João Pessoa a Cajazeiras. Esses espaços são locais de promoção à saúde e bem-estar. O SESI também tem programas para as empresas e dentro desses programas há ginástica nas empresas, que não é só um momento de prática de atividade física, mas também é um espaço onde se escuta um ao outro. Então existem empresas que possuem seus programas estruturados e que não são mais só programas de saúde, segurança, trabalho e meio ambiente. São programas que se preocupam com a saúde mental também”. 

Nesse cenário, a campanha do Janeiro Branco surge da necessidade de falar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, sobretudo dentro do ambiente de trabalho. Para isso, o SESI promove ações dentro das empresas para diminuir os riscos de problemas na qualidade de vida dos trabalhadores. 

Mesmo que seja um sério problema de saúde mundial, a ansiedade - e outros problemas mentais - ainda são tabus para a sociedade. Esse problema ainda é deslegitimado pelas pessoas. Para Grinete Melo, falar sobre o tema e ter uma campanha mundial a exemplo do Janeiro Branco, voltada para sensibilizar sobre o tema, pode ser um grande avanço para desmistificar o assunto e encorajar pessoas que sofrem desse problema a procurarem ajuda. “Eu observo que só em falar sobre o assunto nós já damos grande passo. Eu sempre reforço, tem que falar sobre isso, tem que escutar as pessoas. Quem está sentindo algum incômodo tem que perceber que isso é um problema de saúde e precisa procurar ajuda. Quando a gente sente uma uma dor no peito, corre para o cardiologista, quando a gente tem um problema de estômago vai para o gastroenterologista, mas quando a gente sente algo que é do nosso ‘eu’ já aparece o primeiro paradigma que é ‘a quem eu falo sobre isso?’. Então, reforço, o SESI está à disposição das empresas, sempre procurando construir soluções conjuntamente, porque tem muitos fatores que precisam ser percebidos e vistos na construção de qualquer programa de prevenção do adoecimento mental ou de promoção da saúde mental”, frisou Grinete. 

Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho realizado pelo SESI da paraíba, em outubro de 2021, pautando Saúde Mental e Produtividade.

Pensando nisso, em outubro do ano passado, o SESI da Paraíba realizou o Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalho que recebeu diversos especialistas para discutir a relação entre saúde mental e produtividade dentro do ambiente de trabalho, com o intuito de chamar a atenção das empresas e auxiliá-las na construção de um ambiente saudável e seguro. Na ocasião, Georgia Matos, mestre em Educação, psicóloga, socióloga e especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SESI, afirmou que a questão da saúde mental, que era um tabu dentro das empresas, passou a ter uma atenção especial por parte dos gestores.


“A pandemia despertou nas empresas a importância dessa relação entre saúde e produtividade. 81% das médias e pequenas empresas responderam a um levantamento realizado pelo SESI, e afirmaram que a promoção de saúde é uma tendência que veio para ficar. Além disso, o levantamento mostrou que 65% das empresas pretendem intensificar os cuidados com a saúde mental, sendo que 93%, das grandes empresas já consideram isso um investimento”, explicou.


A ansiedade não é uma coisa fútil, é um problema que precisa ser sabiamente enfrentado pela sociedade. É preciso ficar ciente que a partir dela podem surgir outros problemas ainda piores, como depressão. Ações do SESI têm ajudado as empresas a enfrentarem esse problema, criando soluções de promoção à saúde mental dos trabalhadores. “Nós estamos aqui para apoiar a indústria em todas as suas demandas, levando soluções, apoiando, encontrando caminhos juntos porque é um problema de saúde pública. O maior problema de saúde pública não só do Brasil, mas a nível um problema mundial. Nós passamos por uma transformação e isso a gente já vê,  está trazendo adoecimento mental. E para as indústrias, nós colocamos à disposição programas, projetos, e hoje trabalhamos com melhorias do nosso espaço, tornando-os cada vez mais atrativos, onde possa ser feito atividade de provação de saúde, convivência familiar porque a saúde mental tem seus pilares, e dentro desses pilares o SESI procura levar pras indústrias essas soluções, concluiu a Gerente Executiva de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI da Paraíba, Grinete Melo.


Texto/Colaboração: Igor Batista

 

Outras Notícias