Se você não está confinado em algum hotel de localização desconhecida para participar do BBB25 você certamente é uma entre as milhões de pessoas que passaram o começo dessa semana reverenciando Fernanda Torres. A brasileira venceu o prêmio de melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro, pela atuação em "Ainda Estou Aqui".
A premiação é uma das principais de Hollywood e esse dia histórico para a cultura do Brasil pode ter inspirado muitos brasileiros a investir na carreira em cinema e audiovisual - um mercado que já anda bem aquecido, sabia? O número de matrículas em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ligados à produção audiovisual aumentou 4 vezes de 2023 para 2024, chegando a 11.419 novos inscritos (até novembro/2024)!
A crescente vai de encontro à demanda. No Brasil, três a cada quatro empresas de audiovisual encontram dificuldades na contratação de mão de obra. Além disso, a falta da qualidade técnica dos profissionais é apontada como um dos principais desafios por 64,3% das instituições.
Ver Fernanda Torres escrevendo com letra maiúscula o nome do cinema brasileiro no livro do planeta terra também é uma prova da expansão do mercado nacional e os números corroboram. Nos dois primeiros meses de 2024, a receita dos filmes brasileiros ultrapassou a marca dos R$ 78 milhões, mesmo com diversos indicados ao Oscar 2024 estreando no Brasil no mesmo período. Os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que esse valor supera a receita e o público total dos filmes nacionais durante todo o ano de 2023.
Além dos profissionais de áreas criativas, como atores e roteiristas, a indústria cinematográfica depende de trabalhadores de diversas áreas técnicas e tecnológicas, como eletricistas especializados em audiovisual e operadores de câmera e áudio. Um levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que algumas dessas ocupações vão ganhar mais destaque nos próximos anos. Bora conferir quais são elas?
1 - Desenvolvedor de realidade virtual e realidade aumentada
Esses profissionais são responsáveis por criar experiências mais imersivas e interativas na telona.
2 - Tecnólogo audiovisual de imersão
Esses profissionais são focados na qualidade da experiência. Trabalham com funções de resolução 8K e gráficos avançados.
3 - Operador de drone para gravação externa
Esses profissionais são capazes de capturar imagens aéreas de forma dinâmica.
4 - Artista de animação 3D hiper-realistas
Esses profissionais são responsáveis por criar, principalmente, efeitos especiais que se pareçam ao máximo com a realidade.
Palavra de especialista
O superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado, conversou com a Agência de Notícias da Indústria e explicou como o SENAI tem investido nesse mercado e como estão as previsões de crescimento, confira: