Segurança no Trabalho em Cordel

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 09 de fevereiro de 2009

Uma das mais antigas vertentes da cultura popular brasileira está sendo utilizada como instrumento de conscientização e prevenção de doenças e acidentes do trabalho na indústria paraibana. Trata-se da literatura de cordel, uma cultura típica do Nordeste brasileiro, que passou a ser utilizada pelo técnico em desenvolvimento de caixas e poeta Edivaldo Silva.

O Poeta trabalhador, conta que tudo começou quando ele participou de um evento de segurança ocupacional promovido na empresa em que trabalha. Ele lembra que foi na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) que passou a se interessar pelos problemas de saúde e segurança no trabalho, e através dos seus versos começou a difundir a importância da prevenção e conscientização no ambiente de trabalho.

Com 17 edições de cordéis já publicadas, entre eles, “O Engenho Uruaé”, “Janembro”, “A Batalha das Herinas de Tejucupapo” e “Aborto, Nunca” o cordelista passou a incluir em seu trabalho literário temas que tratem de saúde e segurança ocupacional nas empresas.

Segundo Edivaldo Silva, os temas escolhidos ficam a critério do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT da empresa, em seguida o cordelista emprega seu talento para levar aos trabalhadores, informações de como se prevenir de doenças e acidentes do trabalho, utilizando uma abordagem lúdica.

Entre os vários cordéis publicados, o cordelista destaca um, que trata da importância dos equipamentos de segurança de uso individual, utilizado pelo trabalhador. “Sabemos que existem funcionários que, mesmo a empresa dando estes equipamentos, eles não usam e isto contribui para se acidentarem e até adquirirem doenças ocupacionais”, disse Edivaldo, acrescentando que, com os versos rimados o assunto desperta o interesse pela leitura nos trabalhadores.

De acordo com o poeta cordelista, qualquer Norma Regulamentadora ou outros temas de interesse da empresa, podem ser abordados pela literatura de cordel. Ele explica que o folheto de cordel em versos rimados é uma excelente ferramenta à indústria na divulgação de campanhas educacionais.

Informações sobre o trabalho do Poeta/Trabalhador podem ser obtidas pelo telefone: () 2108-8680.

Colaboração/Texto: Eli Almeida.