Seminário foi aberto com palestra sobre o PAC nos setores de Energia, Saneamento e Recursos Hídricos

Por Diego Araújo/Syusk Santos - Publicado 12 de abril de 2007

O Seminário foi aberto, às 08h30, no Teatro Armando Monteiro, SESI Centro pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Francisco Buega Gadelha, e com o pronunciamento do Vice-Presidente da CNI, Robson Agra, do Governador do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima e do Secretario de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Luciano Agra.

A palestra de abertura, com o tema "O PAC nos setores de Energia Elétrica, Saneamento Básico e Recursos Hídricos: oportunidades e desafios" contou com a participação do Coordenador Geral de Planejamento Elétrico do Ministério de Minas e Energia, José Luiz Scavassa, e o Chefe da Assessoria Técnica da Vice -Presidência da República e Integrante do Projeto da Transposição do São Francisco junto ao Ministério da Integração, Francisco Jácome Sarmento.

Em sua participação, José Luiz, apresentou um resumo do histórico da evolução do setor energético brasileiro, que antes era uma modelo estatizante, mantido pelos estados e hoje se transformou num modelo competitivo. Ele afirmou que as obras que apresentadas no PAC relacionadas ao setor energético, consistem na expansão da rede básica , com tensões acima de 230 kw, na Paraíba essa expansão vai chegar até a cidade de Coremas. O Nordeste será contemplado neste setor com investimentos no valor de 30 bilhões.

O Coordenador, destacou também a importância da realização do Seminário, "Muito importante que se tenha seminários discutindo e avaliando o Programa de Aceleração do Crescimento, inclusive para ter uma visão mais profunda do PAC que foi elaborado pelo governo, é repciso então saber como o Programa vai se desenvolver e como será alinhado para postura do governo e a realização de todas as obras previstas até 201", afirmou.

Já o Chefe da Assessoria Técnica da Vice-Presidência da República e Integrante do Projeto da Transposição do São Francisco junto ao Ministério da Integração, Francisco Jácome Sarmento, falou sobre os desafios do Nordeste, no setor de Recursos Hídricos, afirmando que a região tem prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento, já que é a mais deficitária em termos de disponibilidade de água. Ele afirmou que a região será contemplada com integração e revitalização das bacias hidrográficas, a exemplo do Rio São Francisco e da Bacia do Rio Parnaíba, e ainda com as obras de armazenamento e distribuição de água. O País terá um investimento total no valor de 12,7 bilhões em rescursos hídricos.

Francisco Jácome, destacou as obras que serão realizadas na Paraíba, "A Paraíba será contemplada com algo em torno de 760 milhões de reais, ao longo dos 4 anos, isso em projetos de adutoras e irrigação, na parte de adutora temos Acauã, Congo, Sistema Adutor Abiai Papocas, que é um sistema que vai reforçar o abastecimento de água da capital da Paraíba, e na parte de irrigação nos temos outro que é Varzeás de Sousa, além de outro chamado de Planície Costeira, que foi uma inserção feita, entre o Ministério da Integração, e o próprio Governo do Estado que visa a integração das bacias do Rio Paraíba com Mamanguape e Araçagi, e isso possibilita além do abastecimento de mais de 17 municípios", disse.

Logo mais ás 11 horas será realizada a palestra, "O setor de transportes no PAC: impulso ao desenvolvimento da região Nordeste, impactos na competitividade da indústria e oportunidades de negócios" proferida por Keiji Kanashiro, Consultor em Logística e Transportes, e CArlos Alberto Wanderley, Consultor Especiailzado e ex-Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Através das discussões levantadas no Seminário, envolvendo os eixos do Programa como a energia elétrica, saneamento básico, recursos hídricos e transportes, será possível construir uma ampla visão dos impactos na eficiência da produção, e das oportunidades de negócios proporcionadas pela iniciativa governamental e conhecer.

O Seminário está sendo realizado na Rua Rodrigues Chaves, 90, centro, João Pessoa. Informações: 3241-5585