Compartilhar

SENAI doará Prensa de Fabricação de Tijolos Ecológicos a Fazenda do SOL

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 09 de fevereiro de 2012

Nesta seta-feira, dia 10/02, às 14h, os internos da Fazenda do Sol, localizada na BR – 230 ganharão

Nesta sexta-feira, dia 10/02, às 14h, os internos da Fazenda do Sol, localizada na BR – 230 ganharão mais um instrumento de Terapia ocupacional, trata-se de uma prensa de fabricação de tijolos ecológicos que será doada pelo SENAI da Paraíba. Na ocasião, um instrutor da instituição vai apresentar para o Diretor da Fazenda do Sol, Padre Sérgio, e aos cerca de 50 internos, as formas de fabricação e a matéria prima utilizada, e o mercado de consumo para o produto.

A prensa foi fabricada no CT Metal Mecânica do SENAI, que fica localizado no Distrito Industrial, em Campina Grande. O equipamento produz tijolos ecológicos, sem queima de lenha, que normalmente é utilizada no processo de fabricação de tijolos.

Diferente dos tijolos comuns, o ecológico ou do tipo Solo-Cimento dispensa a queima em fornos, ele só precisa ser umedecido, para que se torne resistente. Além de grande resistência, outra vantagem desse tijolo é o seu excelente aspecto.

O solo-cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de água, em proporções adequadas. No início, essa mistura parece uma “farofa” úmida e que, após compactação e cura, ela endurece e com o tempo ganha consistência e durabilidade suficiente para diversas aplicações no meio rural e urbano.

O solo-cimento é uma evolução de materiais de construção do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.

O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfação de tais necessidades, encontrando-se hoje já bastante difundido.

A técnica do solo-cimento é aplicada às construções das populações de baixa renda e apresenta como um grande diferencial o baixo custo e a facilidade de assimilação do sistema construtivo.

Informações adicionais através do telefone: () 3182-0231.

Fotos/Créditos: Gilbran Kalil.

Outras Notícias