Compartilhar

Paraíba

SENAI e SESI da Paraíba recebem representantes do SENAI do Piauí para ação de benchmarking

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 18 de dezembro de 2023


Na última semana, o SESI e o SENAI da Paraíba receberam o Coordenador de Inovação do SENAI do Piauí, Ricardo França de Brito, e o consultor técnico do Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, Paulo Sérgio Pires, para realizar um benchmarking para analisar as práticas e atuações dos serviços realizados pelo Sistema para o estado da Paraíba.

Durante a programação, os representantes foram recebidos pela equipe do SENAI com visitas Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, ao INOVALAB da UNIFACISA e ao Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - Citta, além de participarem de reuniões de alinhamento técnico e estratégico com a equipe do Departamento Regional. 

A proposta da ação foi apresentar as práticas de atuação nas ações de Inovação e tecnologia realizadas pelo SENAI da Paraíba, como o HUBPB e os projetos de inovação desenvolvidos pela Plataforma de Inovação. Durante o encontro, também foi discutida a atuação do SENAI dentro do Ecossistema de Inovação do estado.

 

“Foi muito gratificante receber a equipe do SENAI Piauí para conhecer a nossa forma de atuação. Durante os dois dias de visita foi possível levá-los nas instituições parceiras ao SENAI/PB, a Fundação Parque Tecnológico da PB, o INOVALAB e o Citta, e eles puderam vivenciar experiências únicas de atuação nossa e dos parceiros junto às ações de Inovação no Estado. Acreditamos que essas iniciativas promovem cada vez mais o fortalecimento de nossa atuação em rede, objetivando melhores resultados para todos”, explicou a diretora regional do SENAI Paraíba, Ana Claudia Moreira.

Além disso, o SESI/PB também participou do encontro, com a expectativa de explorar as práticas inovadoras na área de Saúde e Segurança na Indústria. Na ocasião, foi realizada a apresentação da Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria, metodologia criada pelo departamento regional do SESI na Paraíba com o intuito de fornecer às empresas indicadores importantes que podem ajudar no planejamento das ações relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. 

Durante a apresentação, o coordenador de Promoção à Saúde, Fernando Melo, enfatizou as funcionalidades do produto e ressaltou como a ferramenta ajuda na identificação desses indicadores, através da coleta de dados, análise de riscos e elaboração de relatórios personalizados. 

Segundo Fernando Melo, através da reunião foi possível “traçar um paralelo com possíveis oportunidades relacionadas à atuação profissional do SESI e SENAI junto às indústrias da Paraíba. A ASSTI traz essa perspectiva de abrir o caminho, evidenciando oportunidades dentro das Indústrias e estabelecendo direcionamentos que auxiliem na melhora da produtividade que foi apresentado para a equipe do Piaui”. 

O benchmarking realizado pelo SENAI do Piauí nos departamentos regionais do SESI e SENAI na Paraíba, reforça o compromisso entre as instituições com a inovação em diversas áreas relacionadas aos setores produtivos, além de ser fundamental para o desenvolvimento de estratégias alinhadas às demandas da indústria.



Texto/Colaboração | Laura Almeida
 

Outras Notícias