CNI

SENAI e SESI têm R$ 4 milhões para startups criarem projetos inovadores de educação

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 26 de junho de 2024

Para participar, as startups devem formar aliança com uma Escola SENAI ou um Instituto SENAI de Inovação ou de Tecnologia. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) abrem, a partir desta quarta-feira (26), inscrições para startups de base tecnológica desenvolverem projetos de inovação voltados para a educação básica, profissional e superior. Para participar do edital, a startup deve formar aliança com uma unidade SENAI, que pode ser Escola SENAI, Instituto SENAI de Inovação ou Instituto SENAI de Tecnologia.

A chamada vai selecionar até 16 projetos, que receberão até R$ 250 mil, cada, para serem executados em até 12 meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site da Plataforma Inovação para a Indústria. As regras para participação estão no edital.

As soluções devem ter foco em novos produtos e serviços capazes de resolver desafios da educação básica, profissional e superior, que deverão ser validadas necessariamente com o SENAI e o SESI. Alguns exemplos são:

• novas soluções que englobam o uso de inteligência artificial na elaboração de situações de aprendizagem baseada em problemas (PBL), tecnologias como o gêmeo digital, realidade mista e acesso remoto de laboratórios, mais simuladores e jogos sérios.
  • novas tecnologias educacionais ou ferramentas e recursos que melhorem o processo de ensino e aprendizagem, mais o engajamento de alunos, como a gameficação, dispositivos de imersão e experiências educacionais que estimulem a colaboração.

A chamada contempla, ainda, três temas prioritários:

• potencializar a experiência ensino-aprendizagem com o objetivo de torná-la mais moderna, imersiva e inovadora;
  • aplicar a inteligência artificial na educação para facilitar o cotidiano de alunos e professores e otimizar o processo de avaliação;
  • ampliar a acessibilidade à educação básica, profissional e superior por meio de novas tecnologias e metodologias educacionais, potencializando a diversidade, equidade e inclusão.

Para o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal, o edital representa uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais e startups.

“A velocidade do avanço tecnológico impacta diretamente a educação, pois está cada vez mais presente. Paralelamente a isso, o futuro do trabalho nos apresenta uma série de desafios. Por isso, precisamos preparar, tanto professores quanto alunos, para lidarem com eles. Por meio dos Institutos SENAI, que desenvolvem tecnologias e pesquisa aplicada, o SENAI apoia a produção de novas soluções capazes de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem. Acreditamos que a parceria com startups de todo o Brasil pode enriquecer ainda mais essa jornada”, diz Leal.

O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, destaca que um dos pontos fortes da chamada é a aproximação de soluções inovadoras para aumentar a inserção dos estudantes.

“A Rede SESI de Educação é a maior rede de ensino privada do país e, nesse contexto, é fundamental o olhar para o futuro da educação dentro de uma visão integradora e de maior acessibilidade para os estudantes. O desafio proposto pelo SESI na aliança educacional, em conjunto com o SENAI, aponta para essa direção e espera motivar os empreendedores a trazerem soluções para o aumento da acessibilidade em sala de aula. A união entre SESI e SENAI impulsionará o desenvolvimento dos projetos apoiados pela aliança educacional nas realidades tanto do ensino técnico profissionalizante quanto na educação básica”, diz Lucchesi.

Pré-requisitos e benefícios

Além de escolas SENAI ou Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, também podem compor as alianças com startups outras unidades operacionais da instituição, como hubs, outras empresas e startups, outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, como universidades e Institutos Federais.

Além do recurso financeiro para o desenvolvimento do projeto, as startups selecionadas receberão mentoria da rede SENAI, capacitação, acompanhamento estruturado e outros benefícios. O SESI, por sua vez, será responsável por avaliar e ser mentor das soluções desenvolvidas para a educação básica.

Etapas da seleção

1. As startups devem cadastrar as propostas na Plataforma por meio de preenchimento de formulário.
  2. Sugere-se que a aliança ocorra entre startups e as redes SESI e/ou SENAI.
  3. As startups selecionadas participarão da Imersão Startups com foco em Inovação Aberta no ambiente educacional e desenvolverão projetos que passarão por análise do SESI e do SENAI.
  4. Após essa fase, serão divulgadas até oito alianças que serão contempladas com recursos.

Os resultados da primeira fase serão divulgados no dia 9 de setembro de 2024.

O Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais

Inaugurado em Brasília em 2023, o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais é um espaço de promoção da inovação na educação. O Instituto estimula o desenvolvimento de novas ideias, o apoio a startups que criam soluções para a educação e novos projetos voltados para a educação profissional.

Plataforma Inovação para a Indústria

A Plataforma Inovação para a Indústria, do SENAI, é uma iniciativa para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. Criada em 2004, já selecionou mais de 1,4 mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 1 bilhão.