Compartilhar

Paraíba Educação

SENAI lança curso de Gestão Industrial para suprir demandas por mão de obra no setor produtivo paraibano

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de agosto de 2024

O curso foi lançado durante a programação do Mundo SENAI, nas unidades da Prata, em Campina Grande, e das cidades de João Pessoa, Bayeux e Sousa


Lançamento do curso de Gestão Industrial no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, na Prata, em Campina Grande

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no Brasil, até 2025 a Paraíba precisará qualificar cerca de 97 mil pessoas em ocupações industriais, buscando atender às demandas do mercado e garantir o desenvolvimento sustentável do setor industrial no estado. Pensando nesse cenário, o SENAI Paraíba formatou um novo curso de aprendizagem básica, que será oferecido nas unidades do bairro da Prata, em Campina Grande, e das cidades de João Pessoa, Bayeux e Sousa. A ideia é ampliar o número de profissionais qualificados para processos administrativos e logísticos de uma indústria.

Com previsão de turma para 2025, o curso de Gestão Industrial foi oficialmente lançado durante a programação do Mundo SENAI na Paraíba, nesta quinta-feira (8), no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, no bairro da Prata, em Campina Grande, e no Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa, e nesta sexta-feira (9), nas unidades de Bayeux e de João Pessoa. 

“O SENAI está se aperfeiçoando para se manter conectado com o setor industrial. Este curso é uma melhoria e adaptação do que já oferecemos, visando atender melhor nosso cliente final, que é a indústria. A ideia é atualizar nosso repertório e nos aproximarmos ainda mais do setor produtivo. Queremos que o encontro entre nossos aprendizes e a indústria aconteça de forma inovadora e moderna,” explicou o gerente do Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Caio Cesar.

O curso também foi lançado em outras unidades do SENAI, como o Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa

Na ocasião estiveram presentes diversas empresas, representadas por empresários e setores administrativos, que destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da indústria local. Kennedy Gilmar, que trabalha no setor de Segurança no Trabalho da Colinas Engenharia, pontuou que “o curso de Gestão Industrial vai oferecer ao aprendiz a oportunidade de desenvolver diversas técnicas e habilidades”, acrescentando que isso poderá o ajudar a encontrar uma área na qual terá a oportunidade de se dedicar e se capacitar. “Ele poderá se encontrar em uma área específica do que está aprendendo e se dedicar a ela, focando seus esforços nessa função. Assim, ele conseguirá identificar o que realmente deseja e contribuir para o crescimento dentro desse setor. Além disso, o aprendiz terá a chance de conhecer a empresa como um todo, mas com um foco especial na área em que estará atuando, o que vai permitir uma dedicação mais profunda e especializada”, concluiu o técnico.

A auditora fiscal do Ministério do Trabalho da Paraíba, Jaidete de Oliveira, também esteve presente no lançamento do curso, no SENAI da Prata, em Campina Grande, e reforçou a colaboração entre a instituição e o setor produtivo. “Este curso, em particular, representa uma grande oportunidade para a geração de empregos e a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. É um curso abrangente, que cobre muitos setores dentro da empresa, especialmente na área de gestão industrial. O SENAI está de parabéns. Estamos muito felizes com essa iniciativa e com o quadro de professores que eles têm, principalmente com esse curso que vai atender a demanda de muitas empresas”, destacou. 

O curso de Gestão Industrial do SENAI Paraíba tem como objetivo formar profissionais competentes, capazes de contribuir para a eficiência e sustentabilidade das operações industriais. Com uma carga horária de 600 horas, o curso é dividido entre aulas teóricas e práticas, abrangendo 20 unidades curriculares e estruturado em quatro módulos, onde o aluno terá a oportunidade de entender desde o seu papel no mundo do trabalho até os processos administrativos, contábeis, produtivos e logísticos de uma indústria. 

A iniciativa do SENAI Paraíba visa formar profissionais que atendam as novas e reais necessidades e demandas da indústria brasileira, focando nas habilidades e competências do futuro.

Mundo SENAI

O Mundo SENAI é uma oportunidade onde o SENAI abre suas portas para a comunidade, oferecendo uma programação especial que inclui visitas guiadas, palestras e exposições interativas sobre educação, inovação e tecnologia. Este ano, o evento, realizado por todos os departamentos regionais, chega a sua 16ª edição, como uma oportunidade para jovens e profissionais conhecerem as diversas carreiras disponíveis na indústria e explorarem as opções de formação profissional oferecidas pelo SENAI. 


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias